programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Estudantes de Economia da Fadergs recebem Corecon Acadêmico

 

O Corecon-RS e o Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs) pomoveram, no dia 23 de maio último, na sede da Faculdade, no Centro Histórico de Porto Alegre, mais uma edição do Corecon Acadêmico, que abordou o tema “Quais são as perspectivas de atuação profissional para o formando em Economia?”. Participaram os economistas Bernardo Baggio (Gerente de Investimentos na Fundação CEEE de Seguridade Social), Mário Lima (Economista na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre) e Lucas Schifino (Assessor Econômico da Fecomércio e conselheiro do Corecon-RS). Também participaram os profissionais egressos da Faculdade Bruno Ibanez Vedooto, Michely Francy Tudisco, Raquel Rodrigues Pereira e Marco Antônio Simas Araújo.

A coordenadora do Curso, economista Cláudia Katherine Rodrigues, abriu o encontro, explicando que esta edição do Corecon Acadêmico está inserida na 5ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo promovida pela Fadergs, que tem como objetivo a ampliação de oportunidades para estudantes do Curso, com foco na inserção do mercado de trabalho. “O mercado transforma-se a cada momento, em função da velocidade com que as novidades se apresentam. E nós temos que estar preparados para essa nova realidade”, afirmou.

O economista da Fecomércio e conselheiro do Corecon-RS, Lucas Schifino, falou sobre as experiências adquiridas no mercado de trabalho e disse que, desde estudante da UFRGS vê no estudo da Economia “como um grande ferramental, multidisciplinar, onde se estuda matemática, modelar, administração, contabilidade, fazendo do economista um profissional mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

Mário Lima, da Secretaria Municipal da Fazenda, falou sobre seu histórico profissional. Explicou que assim que concluiu o Curso, optou por entrar no mestrado com o intuito de acumular conhecimentos teóricos e que, agora, está cursando o doutorado. “Quando vocês forem procurados como economista, nunca será para resolver problema fácil”, afirmou, ressaltando que o economista é o profissional mais preparado para o mercado de trabalho.

brunoO economista Bruno Vedooto iniciou a apresentação dos egressos da Fadergs. Falou dos tempos de faculdade, na Escola de Negócios, e disse que é empreendedor e proprietário de uma startup, que é o que o satisfaz e o realiza profissionalmente. “Tem que estar atento, se atualizando. É muito gratificante estudar economia, que te abre muitas portas”, completou.

Marco Araújo, gerente na Caixa Econômica Federal, disse que como sempre gostou da área de investimentos, optou por concurso público. “Tudo foi proporcionado pela economia, com sua capacidade de formação e de transmitir o conhecimento teórico”, disse.

Raquel Pereira afirmou que o estudo de economia “proporciona ferramentais indispensáveis para um leque muito grande de atividades, seja na área de investimentos, de gerência, docência, entre tantas outras”.

A egressa Michelly Tudisco falou da importância dos conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos de economia e que ainda como estudante foi contratada para trabalhar em instituição financeira de empréstimos, onde atua até os dias de hoje, agora como gerente. Alertou, ainda, para a importância do excel e outras ferramentas mais atuais no desempenho de sua atividade.

auditorio2Participaram do encontro na Fadergs os conselheiros do Corecon-RS Aristóteles Galvão e Marivia de Aguiar Nunes, que também é docente na Fadergs, além do ex-conselheiro Vladimir da Costa Alves.