programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

PUCRS sedia 9º Encontro de Economia Gaúcha


abertura3Foi aberto, nesta quinta-feira, dia 23, na PUCRS, o 9º Encontro de Economia Gaúcha, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE/PUCRS), em parceria com a Fundação de Economia e Estatística (FEE). O evento, que tem o apoio do Corecon-RS, acontece no auditório do 9º andar do Prédio 50, localizado nas dependências da Escola de Negócios da PUCRS. O Encontro foi aberto, durante a manhã, pelo professor Augusto Mussi Alvim, do PPGE/PUCRS, que coordenou a mesa de abertura e apresentou um resgate histórico das edições anteriores, dizendo que o Encontro se tornou hoje uma referência da economia do RS, com a participação massiça de trabalhos dos centros de pós-graduação das universidades gaúchas. “O Encontro se nacionalizou”, disse, referindo-se às dezenas de trabalhos de fora do estado que foram submetidas à análise da organização.

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, que integrou a mesa de abertura dos trabalhos, parabenizou a PUCRS e a FEE por mais esta iniciativa e disse que o Conselho vem desenvolvendo uma série de ações junto aos cursos de Ciências Econômicas de todo o estado. Citou como exemplo a parceria com a Escola de Negócios da PUCRS. Sobre os últimos acontecimentos, que vêm se encaminhando para a extinção da FEE e de outros órgãos de pesquisa no estado, disse que o Corecon-RS tem se manifestado de forma clara sobre o assunto e que tem convicção de que “qualquer medida que vise reduzir custos deve ter base em estudo que verifique a viabilidade econômica, financeira e técnica e que se tratando de Governo isso deveria ser divulgado”.

octavioO professor da UFRGS e pesquisador aposentado da FEE, economista Octávio Augusto Conceição, proferiu a palestra de abertura com o tema “A FEE e a economia gaúcha: dos 25 anos às três décadas”.

O Encontro, que se estenderá até sexta-feira, dia 24, prosseguiu na parte da tarde com painéis sobre diversos tema da economia, conforme programação, que pode ser acessado em http://www.pucrs.br/eventos/inst/eeg2018/