programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Ao longo de três dias, Porto Velho recebe economistas para o XXVI Since

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, o conselheiro regional, economista Aristóteles Galvão, e o conselheiro federal, economista Henri Bejzman, participaram, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, do XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), que aconteceu na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Organizado pelo Corecon-RO, em parceria com o Cofecon, o evento abordou, como tema central, a “Crise dos Estados, Responsabilidade Fiscal e Retomada do Crescimento Econômico”. A palestra de abertura foi feita pelo economista Ladislau Dowbor, que falou sobe “A era do capital improdutivo”.

Durante o evento foram apresentados os vencedores da XXIV edição do Prêmio Brasil de Economia (PBE), entre eles os economistas gaúchos Priscila Linck, que conquistou o primeiro lugar, na Categoria Monografia de Graduação, com o trabalho “A Dinâmica de movimento conjunto dos índices de preços das commodities: uma aplicação econométrica” (Unisinos); Ingrid Rafaele Rodrigues Leiria, que classificou-se em terceiro lugar na Categoria Dissertação de Mestrado, com o trabalho “A racionalidade no mercado ilegal: O efeito da demanda de bens ilícitos na taxa de criminalidade do Rio Grande do Sul entre 2002 e 2015”; e Kalinca Léia Becker, que conquistou o segundo lugar na Categoria Artigo Técnico ou Científico, com o trabalho “Análise do efeito dos gastos públicos na área social sobre o consumo de drogas dos alunos nas escolas das capitais brasileiras”.

plenariaNos dias 20 e 21 aconteceram reuniões dos grupos de trabalhos, que discutiram temas como formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do Economista, aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons e estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil, além do fórum da mulher Economista e a plenária final do Encontro. Na sexta-feira, aconteceram, ainda, as premiações da VIII Gincana Nacional de Economia, do VII Prêmio Rondônia de Monografia, a Personalidade do Ano 2018 e o Prêmio Tucumã de Desenvolvimento. No sábado, dia 22, aconteceu a plenária ampliada do Cofecon/Corecons, com a participação dos presidentes das regionais e conselheiros.