programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Desenvolvimento Econômico Municipal impulsionado pelo Município: Ciência ou Ficção?

Há três formas básicas de um município se desenvolver economicamente. As duas primeiras formas envolvem alguma articulação com estruturas econômicas exteriores de porte muito maior. Mas há uma terceira via em que o próprio município é o motor de seu crescimento. Vejamos quais são estas alternativas.
1) ele é “puxado” pelo crescimento nacional ou estadual: ao atender um nicho específico da crescente demanda interna todo o sistema econômico local é levado à expansão;

2) ele é “puxado” pelo crescimento externo: o processo é idêntico ao caso “1” com a diferença de que a economia local recebe um impulso desde fora e não do resto do país; como ocorreu com São Paulo no ciclo do café, com Manaus no ciclo da Borracha e com municípios do Centro-Oeste e demais áreas de Cerrado no recente ciclo sojícola e da proteína animal da primeira década do século XXI2;

3) por fim, mesmo sob condições de estagnação da economia nacional ou externa, o município pode se expandir economicamente se – e somente se – ele ocupar o nicho de mercado anteriormente ocupado por um outro município, produzindo algum produto de forma mais eficiente, com custos menores e/ou de forma mais eficiente e com maior qualidade.

leia o artigo completo.

Por Carlos Águedo Paiva /  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.