TCE lança seleção para Auditor Público Externo

O Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE-RS) lançou Edital para seleção pública de Auditor Público Externo, dirigido a bacharéis de Ciências Econômicas, Administração Pública ou de Empresas e Ciências Jurídicas e Sociais (Direito). As inscrições devem ser feitas pelo site concursosfcc.com.br, até o dia 6 de julho de 2018. A remuneração inicial é de R$ 16.393,06.

O Edital pode ser consultado no link:
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tcers117/index.html

 

Tesouro do Estado lança Relatório Anual da Dívida Pública Estadual

dpeO Tesouro do Estado, da Secretaria Estadual da Fazenda do RS, fará o lançamento oficial do Relatório Anual da Dívida Pública Estadual, no dia 28 de junho, às 14 horas, no Auditório do Palácio da Justiça (Praça da Matriz, 55). Além de apresentar a publicação e os dados do endividamento do RS, na oportunidade ocorrerá também o lançamento do Portal da Dívida do RS e a palestra do economista e diretor do IFI (Instituição Fiscal Independente), Gabriel Leal de Barros.

O Relatório é uma publicação que visa a dar transparência sobre a dívida administrada pelo Tesouro do Estado. Oferece informações sobre a evolução e o perfil da dívida no período recente e, principalmente, a situação e os resultados alcançados no ano anterior, destacando as ações e os avanços institucionais na gestão da dívida pública. Apresenta cenários e projeções considerando o contexto econômico financeiro do Estado.

No documento constam informações em relação ao processo de permanente discussão com o Governo Federal, em particular sobre o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado, com as responsabilidades por metas e compromissos.

Para inscrição, clique em
https://docs.google.com/forms/d/1sfdpjTGDNnJzpEjgjLOsIndjNTSrfdDzh6PBcY2xmNA/viewform?edit_requested=true

MS promove 1º Simpósio de Economia da Saúde

ecosO Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, do Ministério da Saúde (Desid/MS) promove, nos dias 19 e 20 de junho próximo, o 1º Simpósio de Economia da Saúde (Ecos). Na oportunidade, será realizado o lançamento da publicação “Contas do SUS na perspectiva da Contabilidade Internacional: Brasil, 2010-2014”, tema da palestra principal: “Quem gastou? Onde gastou? Como gastou? Análise do gasto público da saúde baseado na Metodologia de System of Health Accounts (SHA)”, que será proferida pela professora, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e da Fundação Oswaldo Cruz, Maria Angélica Borges dos Santos. O evento acontecerá no auditório Carlyle Guerra da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS.

Para maiores informações, acesse
http://portalms.saude.gov.br/simposioecos2018/expositores

Abertas inscrições para Mestrado em Desenvolvimento Rural da Unicruz

unicruzEncontram-se abertas, até o dia 3 de julho próximo, as inscrições para Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural, promovido pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O objetivo do curso é oferecer aos profissionais oportunidades de formação técnico-científica, buscando a transformação e o desenvolvimento do espaço rural, contribuindo, assim, para a melhoria da vida do homem no campo e na cidade.

Para maiores informações e Edital, acesse https://home.unicruz.edu.br/curso/mestradorural/

Ex-presidente do Corecon-RS conquista 2º Lugar no Prêmio SOF, da ESAF



O ex-presidente do Corecon-RS, economista gaúcho Fernando Ferrari Filho, e o economista Fábio Henrique Bittes Terra foram premiados, com o artigo “Índice de Fragilidade Financeira do Setor Público: uma análise para o governo federal brasileiro no período 2000-2016”, em 2º Lugar no X Prêmio da Secretaria de Orçamento Federal da Escola de Administração Fazendária (ESAF), do Ministério da Fazenda.

O artigo analisa a postura fiscal do governo federal entre 2000 e 2016, baseado em uma adaptação do Índice de Fragilidade Financeira, desenvolvida por Hyman Minsky, para o setor público. Os resultados empíricos mostram que a postura "financeira" do setor público federal foi especulativa entre 2000 e 2013 e Ponzi entre 2014 e 2016. Ademais, o Índice de Fragilidade Financeira do Setor Público permite mostrar que a situação fiscal do Brasil deteriorou-se, ao longo do período, independentemente da política fiscal ter sido conduzida de forma pró ou contra-cíclica.

O 1º Lugar foi destinado ao trabalho "Dinâmica de Médio Prazo das Despesas Federais em Saúde e Educação: uma análise à luz das regras fiscais vigentes”, de autoria de Carlos Renato de Melo Castro, Artur Henrique da Silva Santos, Camila Ferraz Peixoto Cavalcante, João Bosco Amaral Júnior, Jorge Luis Teixeira Ávila e Rodrigo de Castro Luz.

Acesse vencedores em http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/pesquisas-e-premios/premio-sof/x-premio-sof/x-premio-sof-de-monografias

Tesouro disponibiliza textos para discussão

O Tesouro do Estado, da Secretaria da Fazenda do RS, passou a disponibilizar textos para discussão, artigos e trabalhos acadêmicos produzidos pelos seus servidores. Os temas são relacionados a finanças públicas.

Para maiores informações, acesse http://tesouro.fazenda.rs.gov.br/lista/4005/artigos-e-trabalhos-academicos-

"A ética é o grande desafio da atualidade", afirma economista

 

valtuir

O auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), economista Valtuir Pereira Nunes, proferiu palestra aos alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na última terça-feira, dia 5. Falou sobre “Dimensão ética e social da carreira”, aos estudantes do Campus da Unisinos Boa Vista. 

Valtuir Nunes, que também é assessor da Presidência do TCE/RS, iniciou sua apresentação fazendo uma conexão da área da economia com a ética e a política, e com a sociedade. Apresentou uma analogia do estado como um grande condomínio, onde todos os seus integrantes têm as mesmas responsabilidades, direitos e obrigações. Abordou temas, como repartição dos tributos, justiça fiscal, política, corrupção, transparência e o papel do estado para promover o desenvolvimento social e econômico.

O economista lembrou que o país está passando por um momento de transição de democracia e de política pelo qual jamais havia experimentado antes. “A sociedade está muito mais informada do que há anos atrás. É que a tecnologia e a transparência trazem à tona o que, por muito tempo, pouco sabíamos”, completou. Ressaltou a importância de se colocar na 

valtuir1política pessoas que tenham comprometimento com a sociedade e conclamou os partidos políticos a fazerem uma autocrítica sobre o tipo de candidatos que estão oferecendo à sociedade. "O povo não é tão livre para eleger. Ele escolhe dentre os nomes que os partidos nos oferecem", enfatizou. Para o economista, quanto melhor a nominata a ser apresentada, maior a probabilidade de que tenha ganhos substanciais na qualidade da política. “E isso passa, necessariamente, pelos partidos”. Ressaltou que os brasileiros vivem um aprendizado democrático, “de sofrimento, mas necessário para conseguirmos visualizar de forma mais clara o tipo de estado e de governo que queremos ter. E isso só vai melhorar na medida em que o controle social acontecer de forma efetiva”, acrescentou, lembrando que “Não existe democracia sem política”.

O auditor do TCE falou, ainda, sobre o papel do economista no mercado de trabalho, seja em empresas privadas ou no setor público, e na sociedade como um todo, e disse que os estudantes, “futuros economistas, devem começar a conhecer o papel de cada um na incansável busca de alternativas para o nosso país”.

Também estiveram presentes ao evento o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, o conselheiro Aristóteles Galvão e a coordenadora do Curso, economista Gisele Spricigo.

 

Atenção, Economistas: Corsan faz chamamento de profissionais


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está lançando Edital de Chamamento Público para designação de três profissionais para desempenharem função de membro do Comitê de Auditoria Estatutário, órgão estatutário de caráter permanente a ser instituído na empresa, com o propósito de prestar assessoramento a seu Conselho de Administração no tocante às funções de auditoria, supervisão e fiscalização.


Todas as informações encontram-se publicadas no Edital

Economista Valtuir Nunes fala aos estudantes da Unisinos

O Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), economista Valtuir Nunes, fará palestra aos alunos do curso de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Gestão Financeira, da Unisinos, nesta terça-feira, dia 5. Falará sobre “Dimensão ética e social da carreira”, às 11h30min, na sala Tedu 304, do câmpus da Unisinus Boa Vista (Av. Nilo Peçanha, 1600). Na oportunidade, o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, falará sobre o mercado de trabalho para economistas.

UFRGS recebe Corecon Acadêmico nesta segunda-feira

O Corecon-RS, em parceria com a consultoria econômica Equilíbrio, da UFRGS, promove, na próxima segunda-feira, dia 4, mais uma edição do Corecon Acadêmico. O evento será realizado às 18 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52, 3º andar) e contará com palestras do conselheiro do Corecon-RS e co-fundador do Trust&CO, economista Marcos Silla Maisonnave, e do sócio e gestor da Ceanne, Fernando Henrique Pisa.  Abordarão o tema "Empreender como economista, é possível?"

Maiores informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo fone 51-32542600.

Pagina 1 de 37