Edital do CNU é retificado e passa a exigir registro profissional do economista

Alteração, feita por solicitação do Cofecon e do Corecon-DF, vale para os cargos B6-09-A, B6-10-B e B6-11-A. Edital retificado pode ser acessado em https://bit.ly/4bK9uZj

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos comunicou ao Conselho Federal de Economia, por meio de ofício datado em 21 de fevereiro, a retificação do Edital 06/2024 do Concurso Nacional Unificado. Com a alteração, os cargos B6-09-A, B6-10-B e B6-11-A (com designação de Economista, em três ministérios) passaram a ter, como requisito para o exercício, o registro profissional.

“O Cofecon procurou se posicionar de modo que o edital exigisse o registro no Conselho Regional de Economia. Nossa iniciativa foi muito bem-sucedida, o Ministério atendeu a nossa demanda e nos informa que alterou o edital, o que é uma excelente notícia e um grande êxito para o Sistema Cofecon/Corecons”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa. “Este concurso, que pela quantidade de vagas e órgãos contemplados vem sendo chamado de ‘Enem dos concursos’, é realizado numa hora muito apropriada e é uma das maiores oportunidades de inserção dos economistas em posições estratégicas no serviço público federal”.

“Continuaremos envidando nossos melhores esforços no cumprimento de nossa elevada missão institucional, qual seja, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país e assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista”.
Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon

Paulo Dantas ressalta também que a conquista não é só dos economistas. “É de toda a sociedade, que contará com servidores habilitados para o exercício legal da profissão de Economista e sujeitos a um código de ética. O Cofecon permanecerá vigilante na defesa dos economistas e das normas que regulamentam a nossa profissão”, observou o presidente da Autarquia. “Continuaremos envidando nossos melhores esforços no cumprimento de nossa elevada missão institucional, qual seja, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país e assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista”.

“Sou muito grata ao Cofecon e ao presidente Paulo Dantas pela parceria com o Corecon-DF no desejo de batalhar para resolver esta questão. Foi a melhor notícia que poderíamos receber. Trabalhamos juntos em benefício dos economistas”.
Luciana Acioly, presidente do Corecon-DF

O Corecon-DF assinou, junto ao Cofecon, o ofício solicitando ao Ministério a retificação do edital. “É um ganho enorme. Por quê? Porque temos uma grande carreira, com muitos economistas. Esse concurso específico tem uma visibilidade enorme. Ele é um marco muito importante, porque vai sinalizar para outros concursos que é necessário o registro destes profissionais e que ele abre portas para os funcionários públicos”, comemora a presidente do Corecon-DF, Luciana Acioly. “Sou muito grata ao Cofecon e ao presidente Paulo Dantas pela parceria com o Corecon-DF no desejo de batalhar para resolver esta questão. Foi a melhor notícia que poderíamos receber. Trabalhamos juntos em benefício dos economistas”.

Cofecon e Corecon-DF enviaram ofício

O Concurso Nacional Unificado é uma realização conjunta de provas para o provimento de cargos públicos efetivos de diversos órgãos públicos, por meio da aplicação simultânea de provas em todas as unidades da Federação. As vagas são divididas em oito blocos temáticos, sendo que o Bloco 6 corresponde a setores econômicos e regulação. As inscrições encerraram-se no dia 09 de fevereiro.

Originalmente, os cargos B6-09-A, B6-10-B e B6-11-A – todos eles com designação de Economista, respectivamente nos ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Planejamento e Orçamento – não contavam com a exigência de registro profissional para o exercício.

O Conselho Federal e o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal enviaram, no dia 17 de janeiro, um ofício (leia AQUI) ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – responsável por organizar todo o concurso – solicitando a retificação. No dia 07 de fevereiro o Cofecon também buscou a retificação pela via judicial.

O Ministério respondeu ao Cofecon, por meio de ofício datado de 21 de fevereiro, informando a retificação do edital. Assim, os cargos mencionados terão o registro profissional como requisito para o seu exercício.

acessar o edital

Fonte: Cofecon publicado em 22 de fevereiro de 2024

O jeito do economista pensar não mudou, as ferramentas sim, diz novo presidente do Corecon-RS

A aceleração digital tem impactado diversas atividades e na área de economia não é diferente. O amplo acesso a dados e o surgimento de ferramentas de inteligência artificial prometem, cada vez mais, transformar o dia a dia do economista. Na visão do presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), Bruno Lanzer, essas novidades podem servir muito mais como aliadas do que como inimigas da profissão. Recém empossado no comando do Conselho, Lanzer aborda, em entrevista ao Jornal do Comércio, o papel do economista na sociedade atual, os desafios que terá à frente da entidade, entre outros assuntos que envolvem o vasto campo da economia.

Conte sobre a sua trajetória no Corecon-RS e o sentimento de assumir essa função como presidente do Corecon-RS ao longo deste ano. 

Entrei no conselho em 2022, fui vice-presidente em 2023, na gestão anterior junto ao Guilherme Stein e neste ano assumi a presidência. Fui eleito em janeiro, acompanhado de Marisa Golin, que é minha vice-presidente. É uma honra ser presidente do Conselho. Tenho o desafio de fazer uma gestão tão boa quanto foram as outras. É também uma responsabilidade muito grande, porque temos cerca de 3 mil economistas registrados. A nossa função principal é registrar, disciplinar e exercer a fiscalização da profissão, mas o Conselho acaba sendo um elo entre a sociedade civil e o economista. Então a gente tem o papel de representá-lo de certa forma. Também temos a função de promoção e defesa da profissão. 

Quais são os principais desafios que a sua gestão deve enfrentar neste ano? Lanzer - O grande desafio que temos envolvem os registros dos economistas. Para isso, devemos nos aproximar mais das universidades e esclarecer a importância do registro. Pensamos em retornar com o Corecon acadêmico, que era uma atividade que tínhamos. Além disso, anualmente, promovemos um encontro de Economia. Este ano realizaremos junto o Enesul, que é um encontro de economia em conjunto com os outros conselhos profissionais do Sul, ou seja, Paraná e Santa Catarina. Junto, também vamos organizar o encontro de Peritos. Então serão três eventos em duas datas ainda não definidas, mas que devem ser marcadas entre agosto e setembro deste ano. No encontro de economia do ano passado, voltado especialmente para estudantes de todo o Estado, tivemos em torno de 500 participantes. Em 2024, queremos, pelo menos, repetir este número.Jornal do Comércio - Qual o balanço e avanços conquistados pela gestão passada quando era vice-presidente? Lanzer - Acredito que tivemos alguns percalços e alguns avanços. Creio que o grande avanço foi ter sido o primeiro conselho regional de economia a implementar o sistema eletrônico de licitações. Teve a vigência da nova lei de licitações que obriga a realização de todos os pregões no formato online. Fomos o primeiro a implementar, o que considero o grande mérito do presidente (Guilherme Stein) e de todos os colaboradores do Conselho. Além disso, o encontro que realizamos no meio do ano teve recorde de público e grande repercussão na imprensa. Creio que foram as duas grandes marcas da gestão passada.

Nestes encontros, vocês debatem a conjuntura econômica do País. Qual a sua visão para o cenário econômico deste ano?

 Falando um pouco de Brasil, o que é uma opinião do Bruno Lanzer pessoa física e não como presidente do Conselho, pois não há uma visão única, temos uma grande questão que vinha de anos anteriores que é a inflação. Estava em um patamar muito elevado e, com isso, tivemos sucessivas altas na taxa básica de juros para tentar conter esse problema. Agora, a inflação vem retornando de forma lenta para a meta e, com isso, a taxa de juros também vem caindo, o que é uma notícia positiva. Por outro lado, temos o problema fiscal, que vem nos rondando. No ano passado, houve um déficit grande das contas públicas do Brasil de mais de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) e o governo está prometendo, para este ano, déficit zero este ano, o que será um grande desafio, principalmente por ser um ano de eleições. Vejo que quanto mais rápido o governo federal conseguir fazer uma poupança mais célere será a queda dos juros. O crescimento também deve ser menor do que no ano passado, que, apesar de não termos os dados oficiais, deve ter ficado na casa dos 3%. Devemos voltar ao patamar histórico do Brasil dos últimos anos de crescimento de cerca de 2%, o que preocupa. Precisamos crescer mais.

Qual o caminho para retomar o crescimento em um nível mais elevado? 

Precisamos continuar com a agenda de reformas. Tivemos a reforma tributária no ano passado e seria importante avançar em outras frentes, como a reforma administrativa. Acho pouco provável colocar em prática uma reforma desse tamanho em ano de eleição, quando se tem interesses diversos, mas, na minha opinião, seria isso que o governo deveria fazer para conseguir aumentar a produtividade e continuar a crescer. Para isso também deve ser olhado o lado fiscal. É preciso gastar um pouco menos do que está gastando. Jornal do Comércio - E a economia gaúcha deve seguir o mesmo desempenho da nacional? Lanzer - O Estado costuma caminhar junto com o Brasil, mas temos ‘aquele eletrocardiograma’ em razão do clima. O agro tem um peso muito grande no Rio Grande do Sul. Afeta toda uma cadeia. Então dependemos de como as coisas vão caminhar em termos de produção agrícola. Há a perspectiva de que o Estado cresça mais do que no ano passado, que foi um ano bastante difícil, com seca e período de enchentes. Este ano acho até que vai vai caminhar um pouco melhor do que o Brasil.

Como o papel do economista tem mudado neste mundo digital e de novas ferramentas tecnológicas? 

O papel do economista mudou bastante neste novo cenário. Antigamente, não tínhamos acesso a esse volume de dados que temos hoje. Com o desafio de trabalhar esses dados veio a profissão de analista de dados, que é uma área que o economista pode atuar fortemente com o seu conhecimento teórico, por exemplo. E tem agora esse desafio com a Inteligência Artificial em que as coisas são implementadas praticamente de forma automática. Particularmente, não vejo isso como um problema para a profissão do economista, mas como um auxílio. Você acaba ganhando tempo com essas ferramentas, vai aumentar a eficiência dos profissionais. O jeito do economista pensar não mudou, as ferramentas que mudarem. A teoria econômica vai mudando com o tempo, mas a base segue a mesma. Portanto, cabe ao profissional se qualificar para interagir com essas novas tecnologias e o Conselho tem o papel de ajudar nesta questão.

 

Leia a materia na integra em Jornal do Comércio

Formatura da 1ª turma de bacharéis em Ciências Econômicas da Feevale

formatura feevale

Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, o presidente do Conselho Regional de Economia do RS, Bruno Lanzer, participou da formatura da primeira turma de Ciências Econômicas da Universidade Feevale. Na ocasião, graduaram-se as seguintes alunas: Kauana dos Santos Corrêa, Natália Amaral Machado, Natálya Milano de Ávila e Tainá Suelen Nantal. Durante a cerimônia, foi entregue uma placa à aluna destaque da turma, Tainá Suelen Nantal.

Na foto: O Presidente do Corecon-RS, Bruno Lanzer, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Professor Doutor Fernando Spilki e a aluna destaque, Tainá Suelen Nantal.

Bruno Lanzer é eleito presidente do Corecon-RS para 2024

O economista Bruno Nogueira Lanzer foi eleito presidente do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS). Para a vice-presidência, foi eleita a economista Marisa Golin da Cunha. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária ordinária de 2024, realizada de forma híbrida, na tarde desta segunda-feira, dia 8.

 

Também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2024-26, composto pelos economistas Gustavo Raupp, como conselheiro titular, e Carlos Henrique da Rosa Correa e Margareth Bellinazo, como conselheiros suplentes. Também tomaram posse, de forma online, o conselheiro titular Fouad Fábio El Beitunes Said e Mosar Leandro Ness como conselheiro suplente.


 

Bruno Lanzer é professor da Escola de Negócios da PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem PhD em economia pela Queen Mary University of London (QMUL) e Mestrado em Economia Aplicada pela UFRGS. É assessor econômico da Bancada do Partido Novo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e foi professor visitante da City University of London. Também tem experiência em análise econômica setorial e macroeconômica, tendo trabalhado como economista no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e na Fecomércio-RS.


Marisa Golin da Cunha é nascida em Guaporé/RS, economista pela UFRGS/1981; advogada pela UNIRITTER/2006 ; detentora de Mestrado em Engenharia (2000), com concentração em GESTÃO DE QUALIDADE – foco em serviços , conferido pela UFRGS ; Responsável pelo Planejamento e Gestão de Escritório de Advocacia em Porto Alegre. Foi diretora Executiva do Conselho Regional de Economia-RS e Vice-Presidente da Junta Comercial do Estado (1996/1999) . Trabalho de conclusão do curso de Direito sobre “A Recuperação Judicial na Nova Lei de Falências: Interação Evolutiva da Economia e do Direito e A Venda do Estabelecimento Empresarial. Sócia da RESULTATO Consultoria e Escola de Gestão para Escritórios de Advocacia desde 2000 para implantação de controladoria jurídica, gestão financeira e coaching executivo.

 

Cerimônia do Prêmio Corecon-RS 2023

O Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS) promoveu, na noite de quarta-feira, dia 20 de dezembro, solenidade de entrega de distinções aos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2023”, nas modalidades Trabalhos de Conclusão de Curso, e Dissertações de Mestrado. Na oportunidade, também foram entregues as distinções “Economista do Ano” a Daniel Arruda Coronel, “Economista Destaque 2023 - Paulo Guedes e “Jornalista de Economia do Ano” a Guilherme Kolling. Também foram premiados os jornalistas autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista) e de Mídia Digital/Online.

O presidente Guilherme Stein abriu oficialmente a solenidade, dando boas vindas ao público e às autoridades presentes. Disse que nomes como os dos homenageados da noite servem de incentivo e estímulo às novas gerações de economistas por uma atuação séria e com compromisso com a sociedade que os acolhe. Lembrou que foi um ano de sucesso, de conquistas e de entrega, que resultou numa série de avanços, na busca do fortalecimento da profissão de Economista. Agradeceu ao vice-presidente Bruno Nogueira Lanzer e aos colegas conselheiros, ex-presidentes e colaboradores do Conselho, pela dedicação do trabalho executado ao longo do ano.

 

PRÊMIO CORECON-RS 2023

Trabalhos de Conclusão de Curso

Menção Honrosa

Título: Ampliação da faixa de isenção do IRPF em 2023: um estudo a partir dos dados abertos da DIRPF 2021

Autor: Leonardo Rodrigues do Nascimento

Orientadora: Rosa Angela Chieza 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

 

Menção Honrosa

Título: Testando a influência dos ciclos eleitorais na taxa de juros: uma estimação da regra de Taylor Brasileira entre os anos de 2000 e 2019.

Autora: Isabella Barbosa Gobbi

Orientador: Gustavo Inácio de Moraes - Reg. 7863

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

 

 

3º Lugar

Título: Estimação da taxa natural de juros para o Brasil (2003-2022)"

Autor: Roberto Torres de Carvalho

Orientador:  Marcelo Savino Portugal 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

2º Lugar

Título: Análise da influência do viés de aversão à perda no contexto de compras online: um estudo à luz da economia comportamental.

Autora: Sofia Junges

Orientador: Tiago Wickstrom Alves 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 



1º Lugar

Título: "Presidencialismo de coalizão ou de cooptação? 

Uma abordagem em Teoria dos Jogos"

Autor: Eduardo Silveira de Almeida Fabres

Orientador: Marcelo de Carvalho Griebeler 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

Dissertações de Mestrado

Área 1 - Macroeconomia, Econometria e Finanças 

3º Lugar

Título: Simulação econômica dos impactos do enfraquecimento da União Europeia: uma análise de equilíbrio geral computável

Autor: Bruno Kops Espanhol

Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

 

2º Lugar

Título: Aplicação da “LEI” de Kaldor-Verdoorn para a agricultura Brasileira: 

Análise para o ano de 2017.

Autor: Fábio Roberto de Souza

Orientado: Daniel Arruda Coronel

Co-Orientador: Clailton Ataides de Freitas

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM




 

1º Lugar

Título: Achatamento da curva de Phillips no Brasil após a adoção do regime de metas de inflação: Evidências a partir de um modelo multirregional com parâmetros variantes no tempo.

Autor: Gustavo dos Santos Fernandes

Orientador: Marcelo Savino Portugal

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

 

Área 2: Teoria Microeconômica e Microeconomia Aplicada

:

2º Lugar

Título: Efeitos da disrupção logística global: Uma análise por meio do modelo de equilíbrio geral computável.

Nome do Autor: Rodrigo Carneiro Estima

Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

1º Lugar:

Título: O Impacto da MPV nº 950/2020 no Consumo de Energia Elétrica

Autor: Álisson Martinelli Michels

Orientador: Guilherme Stein

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS






PRÊMIO REPORTAGEM DE ECONOMIA 2023

Mídia Impressa (Jornal/Revista) / Mídia Digital (Online)

Jorn. Rafael Vigna (Zero Hora/GZH)

Reportagem: Produção agropecuária e vidas sob riscos depois das inundações.

Reportagem: “Gaúcho” que circulou há 30 anos pela economia e abriu as portas para o real hoje e disputado por colecionadores.


 

Jornalista de Economia do Ano 2023

Guilherme Kolling

O Prêmio “Jornalista de Economia do Ano” é concedido pelo Corecon-RS,com o objetivo de homenagear um jornalista, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por uma Comissão Julgadora indicada pelo Corecon-RS.

Natural de Porto Alegre, GUILHERME KOLLING tem 44 anos e trabalha na área de Comunicação há 25 anos. É bacharel em Letras pela Ufrgs e graduado em Jornalismo pela Pucrs. Cursou Jornalismo de Dados na Universidade Complutense de Madri. É Editor-Chefe do Jornal do Comércio há seis anos, onde também ocupou o cargo de Editor de Política entre os anos de 2008 e 2012. Deixou o jornal para uma temporada de estudos em Madri, na Espanha, e, na volta ao Jornal do Comércio, em 2013, ocupou a função de Secretário de Redação, quando assumiu, em 2017, o cargo de Editor-Chefe. No JC, idealizou conteúdos especiais, como Anuário de Investimentos do RS e foi responsável pela edição do Mapa Econômico do RS, lançado neste ano. É autor do livro-reportagem Lanceiros Negros, em parceria com Geraldo Hasse. Também participou da produção e pesquisa de outros 10 livros-reportagem, todos editados pela JÁ Editores, casos de Pioneiros da Ecologia, Morro Ferrabraz e Inter, Orgulho do Brasil. Atuou como repórter, editor e redator-chefe no Jornal JÁ Porto Alegre, Agência de Notícias Ambiente JÁ e Jornal JÁ Bom Fim/Moinhos entre 2001 e 2007, veículos da JÁ Editores.

 

 

 

Economista Destaque do Ano

Paulo Guedes

 

O Economista Destaque do Ano é o economista PAULO GUEDES, Ministro da Economia do Brasil entre os anos 2019 e 2022. Sob sua liderança no Ministério, o Brasil aprovou a reforma da Previdência, a independência do Banco Central e outras medidas fundamentais para o equilíbrio macroeconômico e para o aumento da produtividade da economia brasileira. Além disso, atuou decisivamente com políticas públicas emergenciais para amenizar os efeitos econômicos negativos gerados pela pandemia da Covid 2019. O economista Paulo Guedes é PhD em Economia pela Universidade de Chicago, cofundador do Banco Pactual e fundador da BR Investimentos. Por fim, foi professor da Fundação Getúlio Vargas, da Pontifícia Universidade Católica e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. No setor de educação, também foi fundador do Ibmec.

 

 

Prêmio Economista do Ano

Daniel Arruda Coronel

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

O professor DANIEL ARRUDA CORONEL, Economista do Ano 2023, é Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de produtividade do CNPq, Coordenador da área de Economia e Administração da Fapergs. É Consultor “ad hoc” da Capes, do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq, Editor Chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural, Editor Associado da Revista Práticas em Administração Pública e Editor Adjunto da Revista Ciência Rural. É Acadêmico e membro do Conselho Fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras.

 

Confira aqui os registros fotográficos do evento, 

 

Corecon-RS nas formaturas de Instituições de Ensino no RS 2024

Foto PUC 2 formatura

No dia 05/01/2024 às 20h, no Salão de Atos da PUCRS, foi realizada a formatura dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, dos alunos concluintes em 2023/2.

O representante do Corecon-RS na formatura da PUCRS, foi o economista e professor, GUSTAVO INÁCIO DE MORAES, na ocasião também como Paraninfo da turma. Ao lado a foto com a aluna destaque, CELINE BOTONI GNOATTO, na qual foi homenageada com uma placa do Corecon-RS, junto com Prof. Gustavo e a Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas, Profª Kellen Fraga da Silva.

Abaixo o nome dos formandos:
Celine Botoni Gnoatto, Daniela Piber Nunes, Priscila Lupion Swboda, Martin Ferrari Marcanth, Guilherme Colombo Soares, Rodrigo Bammann, Gustavo Hilbig Rezende, Nícolas Rossetto Debom, Pedro Antonio Cândido Pires, Ricardo Ramos Ribeiro, José Otávio Blini Prates Teixeira, Rian Cordoni da Veiga, Gabriela Araujo Mossmann, Alice Isabela Fernandes de Souza, Rodrigo Padilha Gluszczuk, Malthus Laesker Longoni, Gabriel Aveline de Oliveira Martins e Artur Costa de Deus.

 

 

 

 

formatura feevale

Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, o presidente do Conselho Regional de Economia do RS, Bruno Lanzer, participou da formatura da primeira turma de Ciências Econômicas da Universidade Feevale. Na ocasião, graduaram-se as seguintes alunas: Kauana dos Santos Corrêa, Natália Amaral Machado, Natálya Milano de Ávila e Tainá Suelen Nantal. Durante a cerimônia, foi entregue uma placa à aluna destaque da turma, Tainá Suelen Nantal.

Na foto: O Presidente do Corecon-RS, Bruno Lanzer, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Professor Doutor Fernando Spilki e a aluna destaque, Tainá Suelen Nantal.

 

 

 

 

 

formatura ucs

 aluna destaque ucs

 

No sábado, 03 de fevereiro, ocorreu a formatura dos alunos da UCS. Os 10 formandos nesse evento foram: Gabriel Bagattini, Jonatan Raimondi, Larissa Vist, Moisés Frainer Spier, Rafaela Trapp, Renato Augusto Espíndola Susin, Ricardo Dutra Pereira, Rodolfo Vanelli Riva, Rodolpho Bazzanella Cassol e Thiago Zamboni Paesi. A aluna destaque da turma foi Larissa Vist.

No evento, tivemos o conselheiro Mosar Leandro Ness como representante do Corecon-RS.

 

 

 

formatura ufsm 2024

No dia 02 de fevereiro, no Centro de Convenções da UFSM, ocorreu a formatura integrada dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais em concorrido evento que contou com mais de 700 convidados.

Na ocasião 23 estudantes obtiveram o grau de Bacharel em Ciências Econômicas das mãos do coordenador do curso, Anderson Antônio Denardim. A solenidade contou com a presença do vice diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas, José Martinho Rodrigues Remédio.

No evento, o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul esteve presente representado pelo conselheiro Economista Fouad Fábio El Beitune Said, o qual entregou uma premiação para todos os formandos e efetuou a entrega de placa alusiva aos melhores estudantes do curso diurno e noturno.
Os vencedores do prêmio foram os estudantes, Isabel Melina Balest Saccol da Silva pelo curso diurno e o estudante Lorenzo Corrêa Barichello do curso noturno.

 

 

 

formatura upf 2024

No dia 10 de fevereiro, às 18h, no Palazzo Centro de Eventos em Passo Fundo ocorreu a Cerimônia de Colação de Grau do Curso de Ciências Econômicas da UPF. Na oportunidade, graduaram-se Camila Zanette, Diana Warpechowski, Eduarda Grando Fantin, Érika Bufon Sordi, Felipe dos Santos de Souza, Graziele Molinari Prediger, Gustavo Türk Scherer, Joseane Sberse, Juliana Pinheiro da Rosa, Laura Amanda Brunetto Pasinotto, Luana Luneli de Quadros, Lucas Bianchini Coser, Mateus Zotti Dalri, Rafael Tolotti, Rodrigo Enderli Scortegagna e Vinícius Ferreira Gregório.

No evento o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul esteve presente representado pelo conselheiro Carlos Henrique da Rosa Correa, o qual entregou uma premiação ao aluno destaque Lucas Bianchini Coser.

 

 

 

 

furg formatura 2024A Formatura da FURG ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2024, às 19 horas, no Cidec Sul Campus Carreiros.

Os graduandos foram: Aglisson Armendaris Cruz, Alexia da Silva Oliveira, Bruno Hood da Fonseca, Caio Cavalcante Soares da Silva, Clarice Fernandes Tancredo, Fabio Mendes Vieira, Franciele Lima Castanheir, Frederico Marco Correia Soldera, Gleidyson Jose da Silva, Henrique Dornelles de Paula Guedes, Herbert Luis Barros da Fonseca, Juliana Monteiro da Silva, Karina da Costa Gois, Luciana Noronha Lopes, Luiz Claudio Pinto dos Santos, Maria Eduarda de Souza Goncalves, Miguel das Neves Lopes, Raquel Abreu da Silveira, Renato Mendes Espírito Santo, Richard Pinho da Silva, Rodney de Souza, Sara Priscila Mieles Branco, Taina Bruski Olszeski, Tamirys da Costa Firmino Rosa, Verislaine Thaiz de Souza Brito e Victor Vinicius Muniz Franca. 

O representante do Corecon-RS foi o economista, João Carlos Medeiros Madail que no evento entregou a premiação do conselho para o aluno destaque Miguel das Neves Lopes.

 

 

turma fahor

alunodestaque fahorA formatura da Fahor ocorreu no último sábado, 09 de março, às 19h no Parque de Eventos João de Oliveira Borges - Pavilhão 1 - Esquina Eldorado, Horizontina.

Colaram grau os alunos Débora de Mattos, Gabriel Fleck, Jessica Luana Almeida da Silva, Maria Luiza Amaral Pereira, Mateus Manjabosco Baumgarten, Matheus Rafalski Reschke, Pedro Antônio Golin dos Santos, Tainara Andrieli Kuechler e Taís Zalamena Miotti. 

No evento, o Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul esteve presente representado pelo conselheiro Economista Fouad Fábio El Beitune Said, o qual entregou a premiação de aluno destaque para Mateus Manjabosco Baumgarten.

 

 

Conheça os vencedores do Prêmio Corecon-RS 2023

premio 2023Porto Alegre, 13 de dezembro de 2023 - O Conselho Regional de Economia da 4ª Região (Corecon-RS) divulgou os vencedores do Prêmio Corecon-RS 2023, um evento que reconhece e celebra os destaques no campo da economia e jornalismo econômico no Rio Grande do Sul. Os prêmios foram homologados na plenária ordinária nº 1625/2023 do Corecon-RS, realizada na segunda-feira, 11 de dezembro de 2023. A entrega oficial dos prêmios está agendada para o dia 20 de dezembro, às 19h30, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O ex-Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi agraciado com o título de "Economista Destaque 2023", em reconhecimento ao seu trabalho à frente do Ministério da Economia, onde desempenhou um papel fundamental nas políticas econômicas do país durante sua gestão.

Na categoria "Economista do Ano 2023", o vencedor foi o economista Daniel Arruda Coronel, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que se destaca pelo seu compromisso com o ensino e pesquisa na área econômica.

O jornalismo econômico também foi reconhecido na premiação, com o jornalista Guilherme Kolling, editor-chefe do Jornal do Comércio, recebendo o prêmio de "Jornalista de Economia". Kolling é conhecido por sua cobertura precisa e análise aprofundada dos assuntos econômicos que impactam principalmente a economia gaúcha.

Além disso, na categoria "Reportagem de Economia 2023", foram premiados os trabalhos do jornalista Rafael Vigna, do Jornal Zero Hora. Na mídia impressa, a reportagem "Produção agropecuária e vidas sob riscos depois das inundações" foi a vencedora, enquanto na mídia digital, a reportagem "`Gaúcho` que circulou há 30 anos pela economia e abriu as portas para o real hoje é disputado por colecionadores" também recebeu destaque.

No âmbito acadêmico, o Corecon-RS também reconheceu talentos. O vencedor do prêmio acadêmico na categoria "Trabalhos de Conclusão de Curso" foi Presidencialismo de coalizão ou de cooptação? Uma abordagem em Teoria dos Jogos, de Eduardo Silveira de Almeida Fabres, da UFRGS, sob orientação do professor Marcelo Griebeler.

Na categoria "Trabalhos de Dissertação de Mestrado" da área "Macroeconomia, Econometria e Finanças", o prêmio foi para Achatamento da curva de Phillips no Brasil após a adoção do regime de metas de inflação: Evidências a partir de um modelo multirregional com parâmetros variantes no tempo, de autoria de Gustavo dos Santos Fernandes, da UFRGS, sob a orientação do professor Marcelo Savino Portugal.

Finalmente, na categoria "Trabalhos de Dissertação de Mestrado" da área "Teoria Microeconômica e Microeconomia Aplicada", o vencedor foi Álisson Martinelli Michels, da UNISINOS, com a dissertação O Impacto da MPV nº 950/2020 no Consumo de Energia Elétrica, sob orientação do economista Guilherme Stein. A lista completa dos trabalhos premiados na categoria acadêmica encontra-se no fim da matéria.

A cerimônia oficial de entrega dos prêmios está marcada para o dia 20 de dezembro e promete ser um momento de celebração e reconhecimento dos profissionais e acadêmicos que contribuem significativamente para a economia do estado. Parabéns a todos os vencedores e indicados por suas realizações notáveis e dedicação ao seu ofício.

 

XXXVII - TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO XXXVII

PREMIADOS:

1º LUGAR:
Título: Presidencialismo de coalizão ou de cooptação? Uma abordagem em Teoria dos Jogos
Pseudônimo: Daron Acemoglu
Autor: Eduardo Silveira de Almeida Fabres
Orientador: Marcelo de Carvalho Griebeler
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

2º LUGAR:
Título: Análise da influência do viés de aversão à perda no contexto de compras online: um estudo à luz da economia comportamental.
Pseudônimo: Emma Bourbon
Autora: Sofia Junges
Orientador: Tiago Wickstrom Alves
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

3º LUGAR :
Título: Estimação da taxa natural de juros para o Brasil (2003-2022)"
Pseudônimo: Pedro Franco Menezes
Autor: Roberto Torres de Carvalho
Orientador: Marcelo Savino Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Menção Honrosa:

Título: Testando a influência dos ciclos eleitorais na taxa de juros: uma estimação da regra de Taylor Brasileira entre os anos de 2000 e 2019.
Pseudônimo: Luna Lovegood
Autora: Isabella Barbosa Gobbi
Orientador: Gustavo Inácio de Moraes - Reg. 7863
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Título: Ampliação da faixa de isenção do IRPF em 2023: um estudo a partir dos dados abertos da DIRPF 2021
Pseudônimo: Jonas Oliveira de Araujo
Autor: Leonardo Rodrigues do Nascimento
Orientadora: Rosa Angela Chieza – Reg. 5093
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

XVIII TRABALHOS DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO– 2023

Área 1: Macroeconomia, Econometria e Finanças

1º Lugar:
Título: Achatamento da curva de Phillips no Brasil após a adoção do regime de metas de inflação: Evidências a partir de um modelo multirregional com parâmetros variantes no tempo.
Pseudônimo: Hercules Poirot
Autor: Gustavo dos Santos Fernandes
Orientador: Marcelo Savino Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

2º Lugar:
Título: Aplicação da “LEI” de Kaldor-Verdoorn para a agricultura Brasileira: Análise para o ano de 2017.
Pseudônimo: HE-MAN
Autor: Fábio Roberto de Souza
Orientado: Daniel Arruda Coronel
Co-Orientador: Clailton Ataides de Freitas
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

3º Lugar:
Título: Simulação econômica dos impactos do enfraquecimento da União Europeia: uma análise de equilíbrio geral computável
Pseudônimo: Thrymmatismós
Autor: Bruno Kops Espanhol
Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

 

Área 2: Teoria Microeconômica e Microeconomia Aplicada

1º Lugar:
Título: O Impacto da MPV nº 950/2020 no Consumo de Energia Elétrica
Pseudônimo: Marty McFly
Autor: Álisson Martinelli Michels
Orientador: Guilherme Stein
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

2º Lugar:
Título: Efeitos da disrupção logística global: Uma análise por meio do modelo de equilíbrio geral computável.
Pseudônimo: Pseudônimo: Chat Getapê
Nome do Autor: Rodrigo Carneiro Estima
Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS


VENCEDORES REPORTAGEM DE ECONOMIA 2023

MÍDIA IMPRESSA (JORNAIS/REVISTAS)
Jorn. Rafael Vigna (Zero Hora/GZH)
Reportagem: Produção agropecuária e vidas sob riscos depois das inundações.

MÍDIA DIGITAL (ON LINE)
Jorn. Rafael Vigna (Zero Hora/GZH)
Reportagem: “Gaúcho” que circulou há 30 anos pela economia e abriu as portas para o real hoje e disputado por colecionadores.

 

ECONOMISTA DESTAQUE DO ANO 2023 – Paulo Guedes
Paulo Guedes foi ministro da Economia do Brasil entre 2019 e 2022. Sob sua liderança no ministério, o Brasil aprovou a reforma da previdência, independência do Banco Central e outras medidas fundamentais para o equilíbrio macroeconômico e para o aumento da produtividade da economia brasileira. Além disso, ele atuou decisivamente com políticas públicas emergenciais para amenizar os efeitos econômicos negativos gerados pela pandemia da Covid 2019. O economista Paulo Guedes é PhD em Economia pela Universidade de Chicago, cofundador do Banco Pactual e fundador da BR Investimentos. Por fim, foi professor da Fundação Getúlio Vargas, da Pontifícia Universidade Católica e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. No setor de educação, também foi fundador do Ibmec.

 

ECONOMISTA DO ANO 2023 – Daniel Arruda Coronel
Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de produtividade do CNPq; Coordenador da área de Economia e Administração da Fapergs; Consultor ad hoc da CAPES; do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq; Editor Chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural; Editor Associado da Revista Práticas em Administração Pública; e Editor Adjunto da Revista Ciência Rural; Acadêmico e membro do Conselho Fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL).

JORNALISTA DE ECONOMIA – Guilherme Kolling
Natural de Porto Alegre, tem 44 anos e trabalha na área de comunicação há 25 anos.É bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e também é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Fez ainda curso de Jornalismo de Dados na Universidade Complutense de Madri.É editor-chefe do Jornal do Comércio há seis anos. Esta é a sua segunda passagem pelo JC.Entre 2008 e 2012, foi editor de Política do JC. Deixou o jornal para uma temporada de estudos em Madri, na Espanha, onde morou por um ano.Na volta ao Jornal do Comércio, em 2013, foi secretário de redação e, desde 2017, editor-chefe. No JC, idealizou conteúdos especiais como Anuário de Investimentos do Rio Grande do Sul e foi responsável pela edição do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, lançado neste ano.É autor do livro-reportagem Lanceiros Negros, em parceria com Geraldo Hasse. Também participou da produção e pesquisa de outros 10 livros-reportagem, todos editados pela JÁ Editores, casos de Pioneiros da Ecologia, Morro Ferrabraz e Inter, Orgulho do Brasil.Atuou como repórter, editor e redator-chefe no Jornal JÁ Porto Alegre, Agência de Notícias Ambiente JÁ e Jornal JÁ Bom Fim/Moinhos entre 2001 e 2007, veículos da JÁ Editores.

A Chapa 1, “Orgulho de ser Economista”, foi eleita nas eleições para renovação de um terço de Conselheiros do Corecon-RS

A Chapa 1, “Orgulho de ser Economista”, foi eleita nas eleições para renovação de um terço de Conselheiros Efetivos e Suplentes do Corecon-RS e de Delegado Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Cofecon.

Assumirão, em janeiro próximo, para um mandato de três anos (2024/26), os economistas Gustavo da Cunha Raupp, Marisa Golin da Cunha e Fouad Fabio El Beitunes Said como Conselheiros Titulares, e Mosar Leandro Ness, Carlos Henrique da Rosa Correa e Margareth Bellinazo, como Conselheiros Suplentes. Também assumirão os economistas Clóvis Benoni Meurer, como Delegado Eleitor Efetivo, e Gustavo Raupp, como Delegado Eleitor Suplente.

A chapa eleita somou 196 votos de um total de 214 votos válidos. Foram contabilizados ainda 07 votos em branco e 11 votos nulos.

As eleições do Sistema Cofecon/Corecons, que contaram com voto eletrônico realizado em 27 estados brasileiros, ocorreram ao longo dos dias 30 e 31 de outubro, com os resultados de todo o País divulgados oficialmente ainda na noite da última quarta-feira, dia 31.

Conheça os integrantes da chapa Orgulho de ser Economista para as eleições 2023 do Corecon-RS

As eleições do Sistema Cofecon/Corecons ocorrerão das 8h do dia 30 de outubro até o dia 31 de outubro, às 20h (horário de Brasília), por meio do site www.votaeconomista.org.br
O pleito elegerá um terço dos conselheiros efetivos e suplentes dos Conselhos Regionais de Economia, além de um delegado-eleitor efetivo e um suplente para as eleições do Cofecon.
Poderão votar, profissionais devidamente registrados no Corecon e adimplentes com as anuidades e débitos de qualquer natureza perante o órgão.
Garanta sua participação nas eleições do Sistema: atualize seus dados cadastrais e negocie possíveis pendências até o dia 18/10.

Conselheiros Definitivos


gustavo rauppGustavo Raupp
Graduado em Economia pela PUCRS, pós-graduado em Auditoria e Perícia pela FAPA/RS. Atuou por 20 anos no mercado financeiro e atua como Perito, tanto na área Trabalhista, como Cível. Professor Universitário de Finanças, Custos de RH, Noções Básicas do Mercado Financeiro e no Pós-Graduação em Perícia Trabalhista.

 

 

 

Marisa Golin da CunhaMarisa Golin da Cunha
Nascida em Guaporé/RS, economista pela UFRGS/1981; advogada pela UNIRITTER/2006 ; detentora de Mestrado em Engenharia (2000), com concentração em GESTÃO DE QUALIDADE – foco em serviços , conferido pela UFRGS ; Responsável pelo Planejamento e Gestão de Escritório de Advocacia em Porto Alegre. Foi diretora Executiva do Conselho Regional de Economia-RS e Vice-Presidente da Junta Comercial do Estado (1996/1999) . Trabalho de conclusão do curso de Direito sobre “A Recuperação Judicial na Nova Lei de Falências: Interação Evolutiva da Economia e do Direito e A Venda do Estabelecimento Empresarial. Sócia da RESULTATO Consultoria e Escola de Gestão para Escritórios de Advocacia desde 2000 para implantação de controladoria jurídica, gestão financeira e coaching executivo.

 

fouadFouad Fábio El Beitunes Said
Formação Educacional
2022 - Mestre em Economia Pela Unisinos –
2021 – Pós-graduação em Agronegócio ESPM-
2020 – Pós-graduação em Gestão Bancária – Unisinos
2004 – Graduação em Ciências Econômicas UFSM

Experiencia Profissional
2010 – 2023 – Funcionário Banco do Estado do Rio Grande do Sul
2010 – 2011 – Professor Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM
2008 – 2010 – Gerente Financeiro Adacort Comércios, Santa Maria

 

Conselheiros Suplentes

mosarMosár Leandro Ness
Doutor e Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009), especialista em Gestão Empresarial pela FGV e possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2000). Professor titular da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Econometria e Economia Internacional, estudo e medição dos Ciclos de Negócios das economias. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul, assessor de economia e estatística da Câmara de dirigentes lojistas de Caxias do Sul.

 

 

carlos henriqueCarlos Henrique da Rosa Correa
Graduado em 2006 em Ciências Econômicas pela UFRGS, me especializei em finanças empresariais prestando serviços de consultoria e treinamento para empreendedores e organizações como SEBRAE/RS, SEBRAE Nacional, CDL, Fundatec e outros. Os principais temas desenvolvidos nesse período foram Valuation, Estudos de Viabilidade Econômico-financeira, gestão financeira (planejamento, controle e análise de indicadores).
Desde 2022 ingressei como analista econômico-financeiro de concessões e PPPs na Secretaria de Parcerias da Prefeitura de Porto Alegre, me especializando em modelagem econômico-financeira na área e concluindo a certificação CP³P – Foundation, credenciamento este apoiado por diversos bancos de desenvolvimento globais.

 

margarethMargareth Belinazzo
Desde 1984 atua como perita judicial e extrajudicial nas Justiças Estadual, Federal e Trabalhista. Docente de Cursos de Perícias Judiciais e Extrajudiciais, envolvendo disciplinas ou conteúdos de perícia bancária, cível, financeira, trabalhista, prática pericial, matemática financeira, dentre outros, em nível de pós-graduação, extensão ou aperfeiçoamento universitário/profissional, promovidos pelas seguintes instituições.
FADERGS (Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul) – dezembro de 2015 até 2019, na disciplina de Perícia Bancária no MBA de Perícias Judiciais e Extrajudiciais.

Formação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – 2001/2004 – Cursou Mestrado Profissional em Economia com ênfase em Mercados Financeiros, sem defender tese.
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOS SINOS - UNISSINOS - 1998 - Pós Graduação em Administração Financeira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – 1994/1995 - Pós Graduação em Planejamento Tributário Estratégico e Gestão de Tributos.
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOS SINOS - UNISSINOS - 1993 - Pós Graduação em Gestão Empresarial.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, tendo colado grau em 15/08/1986.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA - PUC - Bacharelado em Ciências Econômicas, tendo colado grau em 09/01/1984.

 

Delegado Eleitor Efetivo
clovisClovis Benoni Meurer
Graduado pela PUCRS em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas. Administração Financeira II - Fundação Getúlio Vargas/RJ - Contabilidade de Custos - Management Center do Brasil - MCB - POA/RS Experiência em Private Equity/Venture Capital com cursos, eventos e seminários no País e exterior. Sócio fundador da CRP Companhia de Participações; atua desde sua fundação em 1982 e como Diretor Superintendente a partir de 1996; gestor de recursos/administrador de Carteira de Valores Mobiliários, autorizado pela CVM desde 1997. Membro da APIMEC-Sul - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais/Extremo Sul; Conselheiro Corecon-RS de 2012-2017 e Presidente no ano de 2017. Membro do Conselho Federal de Economia (COFECON); titular desde 2019. Membro do Conselho da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), desde 2012. Fundador e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) desde 2000; e Presidente na gestão 2012-2014. Membro da Irmandade e da Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

 

Delegado Eleitor Suplente

gustavo rauppGustavo Raupp
Graduado em Economia pela PUCRS, pós-graduado em Auditoria e Perícia pela FAPA/RS. Atuou por 20 anos no mercado financeiro e atua como Perito, tanto na área Trabalhista, como Cível. Professor Universitário de Finanças, Custos de RH, Noções Básicas do Mercado Financeiro e no Pós-Graduação em Perícia Trabalhista.

 

 

 

As propostas da Chapa Orgulho de ser Economista

- Dar continuidade à realização de eventos de economia para a comunidade acadêmica, economistas e sociedade em geral. 

- Apoiar institucionalmente aos eventos de economia promovidos pelas IES, através da ampliação de divulgação pelas mídias do Corecon-RS e de suporte na busca de conferencistas.

- Ampliar o número de convênios com instituições e entidades, levando assim vantagens para os profissionais registrados;

- Incentivar a criação de departamento de relações institucionais, o qual terá por finalidade levar o conselho a estar presente junto as diversas entidades públicas e privadas e divulgar a relevância da função do economista;

- Aproximação Institucional  com a Academia, Federações do Comércio, Indústria, Serviços, Agronegócio, Empresariais, e outras, em diversas localidades e Feira de Profissões, divulgando o curso de Ciências Econômicas e reforçando a importância do profissional e a capacidades do profissional economista.

- Incentivar a oferta de cursos de qualificações específicas aos economistas e estudantes de economia, buscando o desenvolvimento do profissional;

- Sugerir e buscar parcerias para a publicação de livro anual sobre boas práticas de economia voltadas as esferas públicas e privadas; 

- Dar continuidade às políticas de representação do profissional Perito Economista, junto aos tribunais das esferas Estaduais e Federais;

- Incentivar e divulgar trabalhos de destaque de profissionais economistas;

- Incentivar a inserção de Economistas nos debates sobre Educação Financeira. Continuar fortalecendo o engajamento do Corecon para que seja implantado nas unidades curriculares das escolas de ensino médio a disciplina de Educação Financeira.

- Ampliar o debate sobre o Ensino a Distancia, a fim de aumentar a qualidade de ensino.

 

Faça a diferença! Participe e exerça seu direito ao voto no Sistema Cofecon/Corecons.
Acesse o site das eleições: www.votaeconomista.org.br

27º Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL) reúne aproximadamente 200 inscritos em Curitiba

enesul 1

O evento promovido pelo CoreconPR teve como tema principal “A Transformação Digital na Economia” e reuniu palestrantes, economistas, estudantes, autoridades e convidados.

Com aproximadamente 200 inscritos entre palestrantes, economistas, estudantes, autoridades e convidados foi realizado em Curitiba a 27ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), organizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) com coorganização do Corecon-RS e do Corecon-SC. O evento que teve como tema principal “A Transformação Digital na Economia” foi realizado na Universidade Positivo – Campus Osório.

O encontro, que ocorreu na última quinta (24) e sexta (25), contou com economistas de referência nacional e regional discutindo temas atuais da política econômica. A solenidade de abertura do ENESUL contou com os economistas Celso Machado, presidente do CoreconPR, André Luiz Koerich, presidente do Corecon-SC, Aristóteles da Rosa Galvão, conselheiro regional que representou o presidente do Corecon-RS, Maria de Fátima Miranda, conselheira federal que representou o presidente do Cofecon e Fernanda Frankenberger Silva, que representou o diretor de relações internacionais da Universidade Positivo.

No primeiro dia, aconteceu a Palestra Magna com o tema “Os Desafios da Regulação Econômica no Brasil” realizada pelo Economista e Doutor Marcelo Luis Curado. Na apresentação, o economista abordou diversos aspectos da Regulação Econômica no Brasil. Em sua explanação ele apontou a evolução da função regulatória do Estado ao longo do tempo e suas linhas teóricas. Comentou sobre a transição do Estado Produtor para o Estado Regulador, marcada por marcos regulatórios como o Programa Nacional de Desestatização (PND) e emendas constitucionais, que abriram setores como telecomunicações e petróleo para a iniciativa privada. Falou sobre o histórico do processo de desestatização, enfatizando arrecadações e mudanças nas estratégias de privatização.

Curado abordou a discussão sobre as agências regulatórias no Brasil, entidades governamentais que supervisionam setores específicos para assegurar eficiência e qualidade. E ainda citou exemplos que incluem a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ressaltando o papel da regulação na garantia de serviços à população.

O palestrante explorou os desafios da atividade regulatória no Brasil, destacando três desafios principais: a complexidade regulatória em setores em evolução tecnológica, o equilíbrio entre interesses das empresas e do público, e a necessidade de competências multidisciplinares para regulação eficaz.

Para o economista a independência e autonomia das agências regulatórias são apontadas como vitais, mesmo diante de possíveis interferências políticas. Além disso, a importância da transparência e participação da sociedade civil na definição das políticas regulatórias é enfatizada. Ele também citou como exemplo a regulação econômica no Paraná, pela AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná.

Painéis do 27º ENESUL

No segundo dia, sexta-feira, 24, deu-se início aos painéis do evento. O Painel I teve como tema: Desafios do Desenvolvimento, Crescimento e Distribuição de Renda, que contou com a moderação do economista e doutor Lauro Chaves Neto e contribuição dos três palestrantes e economistas, Pery Francisco de Assis Shikida, Monica Beatriz Mattia e Adriano de Amarante que compartilharam informações importantes da economia regional e nacional e seus desafios para o crescimento.

O Painel II teve como tema: Transformação Digital/Competitividade, e contou com moderação da economista e doutora Adriana Ripka. Paerticiparam deste painel os economistas Hugo Eduardo Meza Pinto , Tiago Alves Pinto de Lemos e Alisson Jaroszewski que tiveram a oportunidade de fazer suas apresentações.

Em seguida, no Painel III sob o tema “Crise dos Bancos Digitais – Criptomoedas”, a administradora Fernanda Frankenberger Silva mediou os últimos três economistas painelistas, Khalil Gamel El Tassa, Francisco Eduardo Köhler Dal Ri e Fernando Jaques de Borba.

Ao término dos painéis, o presidente do CoreconPR, Celso Machado, chamou o conselheiro federal Paulo Roberto Polli Lobo, para realizar a leitura da Carta Aberta escrita pelos economistas do 27º Enesul.

Estiveram no palco, ao final das exposições, os presidentes e representantes do Corecon´s do Sul, Celso Machado, presidente do CoreconPR, sua vice Andréa Prodohl Kovalczuk, André Luiz Koerich, presidente do Corecon-SC, Aristóteles da Rosa Galvão, conselheiro regional que representou o presidente do Corecon-RS. Eles fizeram o encerramento da 27ª edição do ENESUL saudando e parabenizando todos os participantes, palestrantes, moderadores e a equipe organizadora pelo evento.

O 27º Enesul foi patrocinado pela Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Core-PR – Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná e Cofecon – Conselho Federal de Economia. Foram apoiadores do evento a Universidade Positivo, Serra Verde Express, Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Curitiba Região e Litoral Convention e Visitors Bureau, Facilit Serviços Laboratoriais, Unimed Paraná, Garante Serviços de Apoio, Conselho Regional de Economia da 4ª Região – Corecon-RS e Conselho Regional de Economia da 7ª Região – Corecon-SC.

Página 1 de 127