Economistas Peritos reúnem-se no Corecon-RS

O Corecon-RS estará realizando no dia 21 de fevereiro próximo (quinta-feira), às 12 horas, na Sede da Entidade ( Rua Siqueira Campos, 1184/ 6º andar) reunião da CAAPPE (Comissão de Auditoria, Avaliação, Projetos e Perícia Econômico-Financeira). Na oportunidade, será discutida a atuação do Economista Perito e seu papel na Justiça do Trabalho, e a implantação do Programa de Cálculo.

Maiores informações pelo fone 51-32542600 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Abertas inscrições de trabalhos científicos para o CBE 2019 

Encontram-se abertas as inscrições de trabalhos científicos para participação no XXIII Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que acontecerá de 16 a 18 de outubro próximo, na cidade de Florianópolis. O prazo de inscrições encerra-se no dia 1º de julho, às 12 horas.

Numa promoção do Cofecon e do Corecon-SC, com o apoio do Sindecon-RS, o evento, voltado para a reflexão e debate sobre os principais aspectos que afetam a economia brasileira e mundial, terá como tema central as “Alternativas para a retomada do Desenvolvimento Econômico”.

O objetivo do XXIII CBE é promover a valorização, atualização e integração dos profissionais de economia de todo o país, bem como estudantes e profissionais de outras áreas, para a geração de ideias que contribuam com soluções inovadoras para a implantação de tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, proporcionando melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

Estarão presentes, além dos mais renomados economistas do País e palestrantes internacionais, especialistas, autoridades governamentais, estudantes e representantes dos principais segmentos da economia e da sociedade civil em geral.

A programação do encontro prevê a realização de mesas redondas, painéis, além de palestras magnas, diversas atividades culturais, premiações e homenagens. Os temas vão promover uma reflexão sobre os mais variados aspectos da economia brasileira e internacional.

Para inscrições e maiores informações sobre o Congresso, acesse o site www.cbe2019.com.br

Ex-presidente recebe homenagem do Corecon-RS

tolfomariviaclovis1O conselheiro federal, economista Clovis Meurer, recebeu homenagem, na última terça-feira, dia 5, na sede do Corecon-RS, com o ato oficial de colocação de sua foto na galeria dos ex-presidentes existente na sede da Entidade. A solenidade aconteceu durante sessão plenária, e contou com as participações do presidente Rogério Tolfo, da vice-presidente Marivia de Aguiar Nunes, dos conselheiros Antonio Carlos Brites Jaques, Aristóteles Galvão, Bernardo Bagio, Guilherme Stein, João Carlos Madail, Leandro Hoerlle, Victor Sant'Ana, e do ex-conselheiro Carlos Alberto Abel. 

Meurer agradeceu aos conselheiros atuais por terem mantido o padrao histórico do Conselho, de homenagem aos ex-presidentes através da Galeria de fotos, "o que muito me engrandece e me honra em fazer parte deste seleto grupo de economistas gauchos que lideraram o Corecon-RS ao longo do tempo". 

Clovis Meurer foi presidente do Corecon-RS no ano de 2017.

 

 

 

Meurer assume como conselheiro federal

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, acompanhou, no dia 31 de janeiro, em Brasília, a posse do economista gaúcho Clovis Meurer como conselheiro do Cofecon. A solenidade de posse dos novos conselheiros federais, assim como do presidente e de seu vice, aconteceu no Hotel Nacional. Meurer foi eleito conselheiro efetivo durante a Assembleia de Delegados-Eleitores dos Conselhos Regionais de Economia de todo o país no dia 30 de novembro de 2018. Na oportunidade, também foi eleito, como suplente, o economista Henri Bejzman.

 

clovis posse

O presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, foi reconduzido ao cargo em solenidade realizada nesta quinta-feira, 31 de janeiro de 2019. O evento ocorreu no Hotel Nacional, em Brasília, e empossou o economista Antonio Corrêa de Lacerda como vice-presidente da autarquia, além dos conselheiros federais efetivos e suplentes para o triênio 2019-2021. Cerca de 150 pessoas prestigiaram a cerimônia.

Foram empossados como conselheiros efetivos os economistas Clovis Benoni Meurer (RS), Denise Kassama Franco do Amaral (AM), Heric Santos Hossoé (MA), Lauro Chaves Neto (CE), Maurílio Procópio Gomes (AL) e Paulo Dantas da Costa (BA). Como conselheiros suplentes, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues (RO), Eduardo Reis Araújo (ES), Nei Jorge Corrêa Cardim (BA), Paulo Roberto de Jesus (SC) e Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (PI).

No dia 1º de fevereiro, na sede da autarquia federal, foi realizada a 688ª Sessão Plenária Ordinária Ampliada do Cofecon, com a presença dos presidentes de regionais de todo o país.

Corecon-RS nas formaturas da UCS e UFSM

Com o objetivo de estreitar ainda mais as relações com os alunos e com as instituições acadêmicas, o Corecon-RS inicia o ano de 2019 acompanhando as solenidades de formaturas de graduação dos cursos de Ciências Econômicas nas universidades gaúchas.

vladimirNo dia 8 de fevereiro último, o ex-conselheiro Vladimir da Costa Alves representou o Corecon-RS na formatura integrada dos novos bacharéis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que aconteceu na Vila Olímpica, Campus Sede da Universidade. Na oportunidade, também prestigiou o evento, o presidente da Associação dos Economistas da Serra Gaúcha (Ecoserra), economista Tarciano Mello Cardoso.

ufsm

 

No sábado, dia 2, o conselheiro André Carraro acompanhou, em Santa Maria, a formatura dos alunos da UFSM, realizada no Salão Nobre do Avenida Tênis Clube (ATC), no Campus Santa Maria.

 

 

Um dia antes, dia 1º, em Caxias do Sul, o conselheiro Aristóteles Galvão já havia representado o Corecon-RS na solenidade de formatura solene do Curso de Ciências Econômicas da UCS, ocorrida no Teatro do Campus, no Bloco M. 

 

 Antes, no dia 25 de janeiro, o conselheiro Guilherme Stein já havia representado o Corecon-RS na solenidade de formatura dos alunos do Curso de Ciências Econômicas da UFRGS.  

 

E, no dia 19, o conselheiro Bruno Caldas acompanhou a diplomação dos novos bacharéis de Ciências Econômicas da PUCRS, que aconteceu no Salão de Atos, do Prédio 4, da Universidade.

 

 

No dia 5 de janeiro, o conselheiro federal, economista Henri Bejzman, representou a Entidade na formatura dos novos bacharéis da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que aconteceu no Auditório do Prédio 11, do Campus de Canoas. 

Dando continuidade à presença do Corecon-RS nas formaturas, o conselheiro João Carlos Madail estará em Rio Grande, no dia 16 de fevereiro próximo, para acompanhar, às 19 horas, no Cidec Sul, Campos Carreiros, a diplomação dos alunos da FURG. No mesmo dia, no Centro de Convivência da cidade Horizontina, acontecerá a solenidade de formatura dos alunos da Fahor. No dia 23 de fevereiro, será a vez da formatura dos novos bachareis da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Unisinos, em São Leopoldo, e da Unipampa, em Santana do Livramento. No dia 15 de março, o Corecon-RS também estará acompanhando, às 18h30min, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, a graduação dos estudantes da Universidade de Ijuí (Unijuí).

Conselheiro Brites Jaques representa Corecon-RS na posse dos deputados

O conselheiro e ex-presidente do Corecon-RS, economista Antonio Carlos Brites Jaques, participou, na tarde de quinta-feira, dia 31, da solenidade de posse dos deputados estaduais e do presidente da Assembleia Legislativa. Brites Jaques foi ao evento representando o Corecon-RS.

Ao cumprimentar o novo presidente, deputado Luís Augusto Lara, do PTB, o conselheiro Brites Jaques disse que trazia, "em nome da Entidade e de seus registrados, os votos de pleno êxito na sua gestão, e colocou os economistas gaúchos à disposição do Legislativo através de uma ação efetiva na busca do desenvolvimento da economia gaúcha e do estado como um todo".  A sessão solene de posse da 55ª Legislatura também empossou a nova Mesa Diretora do Legislativo gaúcho. 

Luís Augusto Barcellos Lara, 50 anos (19/10/1968), é natural de Bagé. Irá para o sexto mandato na Assembleia Legislativa, reeleito com 56.396 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o que o fez o deputado mais votado de sua bancada.

Ao final do evento, o conselheiro do Corecon-RS fez questão de cumprimentar pessoalmente o deputado estadual reeleito Tiago Simon, do PMDB, seu amigo pessoal.

Centro da Juventude Alvorada abre inscrições para cargo de Coordenador Geral


O Centro da Juventude Alvorada está com as inscrições abertas para a contratação de funcionário para o cargo de coordenador geral. Os pré-requisitos são graduação em Ciências Sociais, Economia ou Administração, e experiência em projetos sociais similares. A preferência é por candidatos com pós-graduação lato ou stricto sensu. A carga horária é de 40 horas semanais com remuneração bruta de R$ 6.088,00 mensais.

Para se inscrever os interessados devem enviar e-mail até o dia 31 de janeiro, às 17 horas, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No campo Assunto precisa constar: "Edital de Seleção Simplificada 001/2019" mais o nome do candidato e o cargo para o qual está concorrendo. É obrigatório anexar o currículo e cópias dos documentos conforme discriminado no item 3 do edital.

O processo seletivo é realizado pela Associação São Jerônimo, organização parceira do governo estadual na gestão do Centro da Juventude Alvorada.

Maiores informações em
https://pod.rs.gov.br/cj-alvorada-seleciona-coordenador-geral

Geração DUX abre inscrições para processo de seleção

Encontram-se abertas, até o dia 18 de fevereiro, as inscrições para o processo de seleção para a quarta turma do Programa Geração DUX. Lançado em 2016 pela Fundação Gerações, o Geração DUX é um programa voltado à formação de uma geração de jovens que manifestem interesse pelas causas coletivas e por processos colaborativos, com ou sem fins lucrativos, capacitando-os para assumirem uma nova agenda pública e institucional na sociedade.

O Geração DUX funciona com encontros mensais em Porto Alegre. O planejamento engloba atividades voltadas para o desenvolvimento de hard e soft skills, visitas a organizações e diálogo com lideranças de diferentes setores. O objetivo é desenvolver nos participantes a capacidade de inspirar pessoas e organizações para uma nova dimensão de governança e de gestão, que alie o pragmatismo da técnica com a efetividade de atitudes pautadas pela ética e pelo pertencimento a uma sociedade mais justa e sustentável. O programa é financiado integralmente pela Fundação Gerações e seus parceiros.

A chamada pública com o detalhamento do processos seletivo está disponível no nosso site, o www.geracaodux.com.br.

Saiba mais sobre a edição 2018 do Geração DUX assistindo: https://youtu.be/oSTFsUpKWc8

 

 

 

Corecon-RS na posse da nova equipe do Tesouro do Estado

sefazposse2

sefazposse1O secretário da Fazenda do RS, Marco Aurelio Cardoso, acompanhado de seu adjunto, economista e conselheiro do Corecon-RS, Jorge Luis Tonetto, empossou, na tarde de terça-feira, dia 22, durante solenidade na sede da Secretaria, o subsecretário Bruno Queiroz Jatene, os secretários-adjuntos Eduardo Rosemberg Lacher, Elói Astir Stertz e Guilherme Correa Petry, além do chefe de gabinete Nelson Alexandre Korman e equipe. O secretário Marco Aurelio agradeceu à equipe do Tesouro por ter aceito o desafio de trabalhar pelo ajuste fiscal do estado, e disse que a Secretaria da Fazenda tem um papel fundamental para o crescimento do RS. 

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, e o conselheiro Aristóteles Galvão, participaram do evento e levaram, ao colega conselheiro e adjunto da Pasta, Jorge Luis Tonetto, os votos do Corecon-RS, de pleno sucesso nesse novo desafio.

Equipe Diretiva do Tesouro do Estado:

Bruno Queiroz Jatene – Subsecretário do Tesouro do Estado
Eduardo Rosemberg Lacher – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Elói Astir Stertz – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Guilherme Correa Petry – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Nelson Alexandre Korman – Chefe de Gabinete do Tesouro do Estado
Isabel Jorge – DPO (Divisão de Programação e Execução Orçamentária)
Nelson Roncarati Luz Pessoa de Souza – DEQG (Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto)
Marcelo Spilki – DPLAN (Divisão do Planejamento Financeiro e do SIAC)
Eroni Izaias Numer – DPROF (Divisão de Programação e Execução Financeira)
Felipe Rodrigues da Silva – DDIP (Divisão da Dívida Pública)
Elio Dornelles Andres Filho – DTDI (Divisão de Tecnologia e Desenvolvimento Institucional)
Carmen Karina Garcia Paiva – DDP (Divisão de Pagamento Pessoal)
Roberto Luiz da Luz Bertoncini – ASSON (Assessoria de Orientação e Normatização)
Diego da Silva Timmers – APLAN (Assessoria de Planejamento).

Abertas inscrições para o XXIII CBE, em Florianópolis

Encontram-se abertas as inscrições para o XXIII Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que acontecerá de 16 a 18 de outubro próximo, cidade de Florianópolis. Numa promoção do Cofecon e do Corecon-SC, com o apoio do Sindecon-RS, o evento, voltado para a reflexão e debate sobre os principais aspectos que afetam a economia brasileira e mundial, terá como tema central as “Alternativas para a retomada do Desenvolvimento Econômico”.

O objetivo do XXIII CBE é promover a valorização, atualização e integração dos profissionais de economia de todo o país, bem como estudantes e profissionais de outras áreas, para a geração de ideias que contribuam com soluções inovadoras para a implantação de tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, proporcionando melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

Estarão presentes, além dos mais renomados economistas do País e palestrantes internacionais, especialistas, autoridades governamentais, estudantes e representantes dos principais segmentos da economia e da sociedade civil em geral.

A programação do encontro prevê a realização de mesas redondas, painéis, além de palestras magnas, diversas atividades culturais, premiações e homenagens. Os temas vão promover uma reflexão sobre os mais variados aspectos da economia brasileira e internacional.

Para inscrições e maiores informações sobre o Congresso, acesse o site www.cbe2019.com.br

Página 1 de 48