Economistas Peritos reúnem-se no Corecon-RS

O Corecon-RS estará realizando no dia 21 de fevereiro próximo (quinta-feira), às 12 horas, na Sede da Entidade ( Rua Siqueira Campos, 1184/ 6º andar) reunião da CAAPPE (Comissão de Auditoria, Avaliação, Projetos e Perícia Econômico-Financeira). Na oportunidade, será discutida a atuação do Economista Perito e seu papel na Justiça do Trabalho, e a implantação do Programa de Cálculo.

Maiores informações pelo fone 51-32542600 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Corecon e Sinepe reúnem-se para discutir parcerias na área de Educação Financeira


O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, e a coordenadora da Comissão de Educação Financeira da Entidade, economista Janile Soares, reuniram-se, na quinta-feira, dia 12, com o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS), professor Bruno Eizerik, para discutirem parcerias na área da educação financeira.

Rogério Tolfo informou que o Corecon-RS desenvolve programas de educação financeira, como palestras, oficinas e concursos, junto a escolas de ensinos médio e fundamental, a universidades e outras instituições, desde o ano de 2013, o que levou a Entidade a ser a primeira Entidade nacional representativa dos economistas a receber, em 2015, o Prêmio Selo Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira, outorgado pelo Conselho Nacional de Educação Financeira (Conef).

Janile Soares lembrou que o objetivo dessas iniciativas é estimular e desenvolver junto aos estudantes e à sociedade como um todo a conscientização sobre a importância da economia e da educação financeira no dia a dia do cidadão.

O representante do Sinepe-RS, Bruno Eizerik, agradeceu a visita e elogiou as iniciativas que o Corecon-RS vem desenvolvendo na área da educação financeira. Ressaltou que o Sinepe tem interesse em desenvolver parcerias na nessa área e que, para isso, encaminhará a proposta à avaliação de sua Diretoria, com o objetivo de construir um cronograma de ações nesse sentido, entre as das duas entidades.

Corecon e IPEJ promovem Curso sobre Programa PJe-Calc

O Corecon-RS, em parceria com o Instituto de Perícias e Estudos Jurídicos (IPEJ), está promovendo curso sobre o Programa PJe-Calc. Será realizado nos dias 14 de setembro (1ª parte) e 28 de setembro (2ª parte), no horário das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, na sede do IPEJ, na rua Ernesto da Fontoura, 343, bairro São Geraldo, em Porto Alegre. A organização do Curso, que visa proporcionar maior capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área de Perícia, está sob responsabilidade do economista Evori Veiga de Assis (Corecon-RS Nº 4763) e será ministrado pela Contadora Luciane da Silva Jesuíno (CRC/RS 93181), que é Pós em Gestão de Perícias Judiciais e especialista em Direito Material e Processual do Trabalho.

Para maiores informações sobre o Curso, acesse 

“Processo de investimentos e avaliação de empresas” é tema do Economia em Pauta, dia 16, no Plaza

 

“Processo de investimento e avaliação de empresas” é o tema de mais uma edição do Economia em Pauta, que acontece, nesta segunda-feira, dia 16, às 18h30min, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514), em Porto Alegre. Numa promoção do Corecon-RS, o painel contará com as participações de Elias Graziottin Rigon (Badesul), Leosergio Angheben (BRDE) e Clovis Benoni Meurer (CRP Companhia de Participações).

Será fornecido um certificado de 2 horas complementares aos estudantes que participarem do evento.

Entrada gratuita!

Informações e reservas, pelo fone (51) 3254.2608 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Palestrantes:

elias1Elias Graziottin Rigon é engenheiro, funcionário de carreira do Badesul desde 2010 tendo desempenhado as funções de Superintendente de Inovação e de Fundos de Investimento (FIP’s), fomento e políticas públicas à inovação e startup’s Seed Forum, Centelha-RS, Tecnova-RS, conselheiro da Incubadora de Empresas Hestia, da UFRGS, e Membro do Conselho de Administração do Badesul.

 

leosergio1Leosergio Angheben é economista, com especializações em Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Planejamento do Desenvolvimento Regional. Foi diretor Financeiro do Banrisul, diretor de Operações da Agência de Fomento da Caixa Econômica Estadual, assessor Especial da Diretoria do BRDE, presidente da Fundação BRDE de Previdência Complementar (Isbre) e assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (SDPI). É servidor de carreira do BRDE, onde atua na captação de negócios para o BRDE.

 

clovis1Clovis Benoni Meurer é economista e administrador. Possui especialização em Private Equity e Venture Capital e experiência de 35 anos no setor de Private Equity e Venture Capital. Foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). É superintendente da Companhia de Participações (CRP) e membro da Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul). Ex-presidente do Corecon-RS, é conselheiro federal do Cofecon.

Corecon é um dos parceiros da Feira do Estudante do CIEE-RS

 

O Corecon-RS é um dos parceiros da Feira do Estudante ExpoCiEE-RS 2019, que está sendo promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS), nos dias 9 e 10 de outubro próximo, das 9h às 17h, no Teatro e Centro de Eventos do CIEE-RS, na Avenida Dom Pedro II, nº 861, em Porto Alegre.

Uma das reuniões da organização do evento ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 5, durante café da manhã na sede da Entidade, e contou com a participação do superintendente Executivo do CIEE, economista Luiz Carlos Eymael. Pelo Corecon-RS, participaram a coordenadora da Comissão de Educação Financeira, economista Janile Soares, a fiscal, economista Inara Betat, e a servidora Cláudia Pacheco.

Entre os temas a serem abordados estão gestão de carreiras, profissões do futuro, protagonismo juvenil, empreendedorismo através da educação e dicas sobre como ingressar no mercado de trabalho.

Maiores informações podem ser adquiridas no site www.cieers.org.br/expocieers.

Prazo para Registro de Inatividade das empresas na Junta Comercial encerra dia 13 de setembro

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS) prorrogou para o dia 13 de setembro o prazo final para o cancelamento do Registro de Inatividade das empresas. A informação foi comunicada ao Corecon-RS durante visita realizada, em agosto último, pelo presidente da JucisRS, Flávio Koch, ao Corecon-RS. Em reunião, com o presidente do Corecon-RS, Rogério Tolfo, e com o conselheiro Aristóteles Galvão, o  titular da Junta Comercial  falou da importância da medida. Alertou que, para evitar o Cancelamento por Registro de Inatividade, as empresas deverão arquivar no órgão de registro alguma alteração de seu ato constitutivo ou uma comunicação informando que se encontra em funcionamento. Explicou que o Cancelamento por Registro de Inatividade é um ato administrativo previsto no artigo 60, da Lei 8.934/1994 em que a Junta cancela o registro das empresas que não procederem a qualquer arquivamento, como alteração contratual, atas, documentos de interesse, entre outros, no período de 10 anos consecutivos. 

Na ocasião, o presidente Rogério Tolfo lembrou que a prorrogação do prazo "é de extrema importância para que os economistas e empresas registradas no Conselho tenham tempo hábil para fazerem o comunicado de funcionamento de suas empresas junto à Junta Comercial”.

 

Unisinos promove Curso sobre Economia Comportamental


A Escola de Negócios da Unisinos está promovendo o “Curso de Extensão em Economia Comportamental para Tomada de Decisões”. Sob a coordenação da coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade, professora Gisele Spricigo, as aulas, que serão ministradas pelos professores Flávia Ávila, Mateus Feld e Mônica Marcon, acontecerão nos dias 24 (quinta-feira) e 25 (sexta-feira) de outubro, das 18h àas 22 horas, e dia 26 (sábado) de outubro, das 8h30min às 12h30-min, na Unisinos Campus Porto Alegre, na Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600, bairro Boa Vista.

Flávia Ávila - Economista. Mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx - Centre for Decision Research and Experimental Economics UoN - um dos um dos principais centros de pesquisa em Economia Comportamental e Experimental da Europa. Fundadora da consultoria InBehavior Lab.. Possui mais de 15 anos de experiência prática em estudos experimentais sobre o comportamento humano, individual e em grupo, sendo 7 destes em posições corporativas em áreas de consultoria interna, planejamento de marketing e inteligência de preços de empresas de grande porte. Idealizadora e co-organizadora do "Guia de Economia Comportamental e Experimental" . Coordenadora do MBA em Economia Comportamental da ESPM, primeira pós-graduação no tema no Brasil, e professora da instituição.

Mateus Feld - Graduado em Comércio Exterior - Feevale, curso do qual foi representante discente e monitor. Mestrando em Economia - UNISINOS. Membro do grupo de pesquisa Mercados e Competitividade de Instituições de Ensino Superior - UNISINOS. Possui experiência acadêmica nas áreas de economia comportamental e internacionalização. Experiência profissional na área de Comércio Exterior. Atualmente é também Analista de Importação na empresa Stella Importação e Exportação de Luminárias.

Mônica Marcon - Graduada em Comércio Internacional - UCS. Mestranda em Economia - UNISINOS. Atual representante discente. Integrante do Grupo de Pesquisa em Mercados e Competitividade de Instituições de Ensino Superior (PPGECON-UNISINOS). Experiência acadêmica na área de Economia Comportamental. Experiência profissional na área de Comércio Internacional, em Pesquisa e Desenvolvimento

Para mais informações e inscrições, acesse https://bit.ly/2ksqgHE

Prorrogadas, até 15 de setembro, inscrições para o XXIV Prêmio Tesouro Nacional

Foram prorrogadas, até o dia 15 de setembro de 2019, as inscrições para o XXIV Prêmio Tesouro Nacional, concurso de monografias que visa estimular estudos e pesquisas na área de Finanças Públicas e reconhecer trabalhos que tenham aplicabilidade na Administração Pública. O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional e é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os trabalhos devem abordar um dos seguintes temas: Política Fiscal e Crescimento; Gestão de Tesouraria, Transparência e Contabilidade Pública; e Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade.

Os autores dos três melhores trabalhos ganharão R$ 20.000,00, R$ 10.000,00 e R$ 5.000,00, respectivamente. O concurso é destinado a servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores da área. Poderão concorrer trabalhos individuais ou coletivos, de candidatos de qualquer nacionalidade e formação acadêmica (graduação ou pós-graduação).

As inscrições vão até 15 de setembro de 2019. O regulamento e as informações completas sobre o Prêmio encontram-se disponíveis neste link.

 

Corecon na formatura da Unijuí

  

O professor e economista João Roberto Borin representou o Corecon-RS, no dia 31 de agosto último, na solenidade de formatura dos novos bachareis em Economia da Unijuí. O evento aconteceu no salão de Atos da Universidade, em Ijuí. 

 

  

 ariucsNo dia 16 de agosto último, sexta-feira, o conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão, esteve na cidade de Caxias do Sul, onde acompanhou a formatura Integrada dos novos bachareis em Economia da UCS, que aconteceu no Teatro do Bloco M, da Universidade. Também esteve presente na solenidade o presidente da Ecoserra, Tarciano Mello Cardoso.

  

 No dia anterior, quinta-feira, o fiscal do Corecon, economista Antonio Hickmann, representou a Entidade na solenidade de formatura dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas da Fadergs, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), em Porto Alegre. Na mesma data, ocorreu a formatura dos estudantes da Unipampa, em Santana do Livramento.

 

 

 


Dois dias antes, no dia 13, Dia do Economista, o conselheiro Pedro Lutz Ramos, já havia representado o Corecon-RS na solenidade de graduação dos alunos da Universidade Federal do RS (UFRGS), que aconteceu no  Salão de Atos.

 

 

 

weberucs1

No sábado, dia 10 de agosto, o delegado de Caxias do Sul, economista André Weber, representou o Corecon-RS na formatura Solene do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), cuja solenidade ocorreu na Vila Olímpica, que também contou com a presença do presidente da Ecoserra, Tarciano Mello Cardoso.

 

 No dia 2, o conselheiro do Corecon-RS, Guilherme Stein, acompanhou a solenidade de colação de grau dos novos bacharéis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que aconteceu no Auditório Padre Werner, no Campus de São Leopoldo. No sábado, o conselheiro Bernardo Baggio representou a Entidade na solenidade de formatura dos estudantes da PUCRS, que ocorreu no Centro de Eventos da Universidade, Prédio 41. Ainda, no dia 20 de julho, o delegado de Pelotas, economista Castelar Braz Garcia, havia representado o Corecon-RS, na solenidade de formatura dos estudantes de Economia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que aconteceu no Cidec-Sul, da Universidade, naquele município.

Com o objetivo de estreitar cada vez mais as relações com os alunos e com as instituições acadêmicas de todo o estado do RS, o Corecon-RS abre o segundo semestre do ano dando continuidade à sua participação às solenidades de formaturas de graduação dos cursos de Ciências Econômicas.

Corecon e JucisRS renovam convênio para aprimorar fiscalização

 

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, e o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), Flávio Koch, assinaram, nesta segunda-feira, dia 26, a renovação do convênio entre as duas entidades, que prevê o uso de informações arquivadas na JucisRS, para fins de subsidiar e agilizar as atividades fiscalizatórias realizadas pelo Conselho. A iniciativa já havia sido acertada, a pedido do presidente Rogério Tolfo, durante visita do titular da JucisRS, no dia 21 de agosto último, à sede do Corecon-RS. O ato de assinatura do Termo foi acompanhado pelos fiscais do Conselho, economistas Antônio Hickmann e Inara Betat.

Rogério Tolfo agradeceu a receptividade da JucisRS à solicitação do Corecon e lembrou da importância dessa medida, que vem ao encontro das ações promovidas pela Entidade de fortalecimento do mercado de trabalho para o Economista. Tolfo lembrou, ainda, que o Corecon vem atuando firmemente nos atos de interesse da Junta Comercial, assim como de toda a sociedade, através do conselheiro do Corecon-RS, economista Aristóteles Galvão, e da economista Marisa Golin, empossados em 10 de abril último, como integrantes de seu Colégio de Vogais.

Página 1 de 57