Gustavo de Moraes fala em Caxias do Sul

O coordenador da Escola de Negócios da PUCRS, economista Gustavo Inácio de Moraes, estará, no próximo sábado, dia 20, em Caxias do Sul. Falará sobre a retomada da economia, dentro do Encontro Nacional de Estudantes, Professores e Profissionais de Comércio Internacional, no campus da UNISC.

Abertas inscrições para prêmios Reportagem de Economia 2018 e Jornalista de Economia do Ano

 

Encontram-se abertas as inscrições para o “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2018” e para o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”.

O “Prêmio Corecon-RS de Reportagem de Economia 2018” tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas áreas da mídia impressa (reportagem de revistas e jornais on line), radiojornalismo (reportagem de rádio) e mídia digital (reportagem em mídia digital).

Poderão participar trabalhos publicados ou veiculados em órgãos de imprensa do país (jornais, revistas, emissoras de rádio e mídia digital). As inscrições deverão ser efetuadas, até o dia 19 de novembro de 2018, às 17 horas, na sede do Corecon-RS (Rua Siqueira Campos, 1184 – 6º andar), em Porto Alegre.

O “Prêmio Jornalista de Economia do Ano” tem como objetivo homenagear um jornalista com atuação na área econômica, em jornais, revistas, emissoras de rádio ou mídia digital. As inscrições dos profissionais devem ser feitas pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors), Corecon-RS e pelas faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/Jornalismo. Cada uma das entidades indicará até três nomes de jornalistas que irão concorrer ao Prêmio. Os nomes indicados serão levados à análise da Comissão Julgadora, que escolherá, entre todos os nomes indicados, uma lista tríplice a ser encaminhada à apreciação da Reunião-Plenária do Corecon-RS, que definirá, entre os três nomes indicados pela Comissão, o(a) Jornalista de Economia do Ano.

A promoção é do Corecon-RS, com o apoio da ARI e do Sindjors.

Os prêmios serão entregues durante solenidade oficial no mês de dezembro próximo, oportunidade em que também serão outorgados o “Prêmio Corecon-RS 2018” de dissertações de mestrado, monografias e artigos técnicos, e o “Prêmio Economista do Ano”.

Solenidade de premiação

Data: 13 de dezembro de 2018
Horário: 20h
Local: Hotel Continental Porto Alegre-RS

PUCRS sediará Sessão do TART

A Prefeitura de Porto Alegre promove, no dia 24 de outubro, às 10 horas, no auditório da Escola de Direito da PUCRS (Av. I(piranga, 6681 – Prédio 11), Sessão de Julgamento da 1ª Câmara, do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART). A iniciativa faz parte do Programa de Educação Fiscal da PMPA.

Instalado em 14 de março de 2006, o Tribunal é o órgão com competência para decidir administrativamente, em segunda instância, sobre questões de natureza tributária envolvendo o Município de Porto Alegre e seus contribuintes. É integrado por 14 conselheiros, sendo oito servidores municipais e seis representantes de entidades da sociedade. O Corecon-RS ocupa uma cadeira no TART desde 2015, quando foi convidado pela Secretaria Municipal da Fazenda para integrá-lo.

Corecon-RS no Ciclo de Capacitação em Licitações

Servidores do Corecon-RS estão participando do Ciclo de Capacitação em Licitações e Contratos Administrativos, promovido pela Mérito Assessoria de Licitações. Participaram do Módulo I, “Planejamento de Compras Públicas – Fase Interna”, que aconteceu de 8 a 10 de outubro último, no auditório do Conselho Regional de Administração do RS, os colaboradores Nelza Cláudia de Oliveira Pacheco, Michelle de Lemos Gomes, além da fiscal economista Inara dos Santos Bertat. Eles também participarão do Módulo II, “Licitações - A adoção das melhores práticas em cada uma das modalidades”, que acontecerá nos dias 22 e 23. Do Módulo III, que abordará “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, participarão o assessor jurídico Dr. Alexandre Salcedo Biancini e a tesoureira Alini Cabral Queroga.

O Curso é ministrado pelo professor Paulo Roberto Teixeira, advogado e consultor na área de Licitações.

Segundo o presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, a iniciativa tem como objetivo qualificar e atualizar os servidores da Entidade na área da administração pública, “conhecimento este de extrema importância para as atividades rotineiras desenvolvidas pelo Conselho”.

Atenção, Economista! Atualize seu fone e e-mail para votar nos dias 30 e 31

 

Você somente conseguirá a Senha para votação, nos dias 30 e 31 de outubro, com fone e e-mail atualizados!


Para o sucesso deste novo formato de eleição é imprescindível que o seu cadastro esteja atualizado na base de dados do CORECON-RS. Para tanto, solicitamos que atualize seu endereço, telefone celular e e-mail até o dia 15/10/2018, para que consiga obter a senha de votação.

Os dados poderão ser enviados por meio do seguinte e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Jornal do Comércio destaca as mulheres economistas

Reportagem veiculada no Jornal do Comércio de Porto Alegre, no dia 1 de outubro último, abordou a atuação de mulheres economistas no mercado de trabalho e a participação feminina nas faculdades de Economia.
Clique abaixo e confira a matéria, no Site do Cofecon.

 

Assessoria Jurídica do Corecon-RS no I Encontro Nacional dos Procuradores de Conselhos Federais

O assessor jurídico do Corecon-RS, advogado Alexandre Salcedo Biansini, participou, no dia 28 de setembro, em São Paulo, do “I Encontro Nacional dos Advogados e Procuradores dos Conselhos de Fiscalização”. Numa promoção da Associação Nacional dos Advogados e Procuradores das Ordens e Conselhos de Fiscalização (Anaproconf), o evento ocorreu no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo (OAB-SP).

Além de procuradores de conselhos federais, estiveram presentes no Encontro membros do Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Magistratura Federal e Procuradoria da Fazenda Nacional para discutirem temas relacionados aos conselhos de fiscalização e aos integrantes das respectivas carreiras jurídicas.

Corecon-RS no lançamento do Novo Modelo de Bacharelados, da Unisinos


O Corecon-RS participou, no dia 26 de setembro último, da solenidade de lançamento do Novo Modelo de Bacharelados, promovido pela Unisinos. Na ocasião, a Entidade foi representada pelo economista, ex-conselheiro do Corecon-RS, Vladimir da Costa Alves. 

Através do conceito "Reprograme o curso da sua vida", a Unisinos vai acompanhar de perto a trajetória percorrida pelos alunos dentro do ambiente acadêmico. Durante toda a graduação, os alunos contarão com mentores, que acompanharão toda a jornada, com o objetivo de contribuir para o processo de autoconhecimento, aprendizagem e planejamento de carreira de cada estudante. Serão 21 cursos de bacharelado, entre eles o de Ciências Econômicas, que serão impactados já a partir do próximo semestre.

O evento, ocorrido no Centro Comunitário do Campus da Universidade, em São Leopoldo,  contou com as presenças de alunos, docentes e diretores da instituição, além de autoridades. Os convidados foram recebidos pelo Reitor Prof. Dr. Pe. Marcelo Fernandes de Aquino.

Patrícia Palermo fala no Café com Finanças, do IBEF

A Economista-Chefe do Sistema Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, foi a palestrante do Café com Finanças, nesta terça-feira, dia 25, na Sede da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS), em Porto Alegre, Numa promoção do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS), com o apoio da Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul), a economista falou sobre “As certezas e incertezas do Brasil e do cenário político-econômico”.

Patrícia Palermo apresentou uma análise sobre o momento pós-crise da economia brasileira de 2015 e 2016. Disse que o cenário atual é marcado pela retomada cíclica da atividade econômica, inflação controlada e com forte incerteza de natureza política.  “Não víamos dois anos de queda do PIB desde o biênio 1930/31. Foram oito trimestres consecutivos de queda da atividade econômica, e a recuperação tem sido muito lenta. As pessoas ainda não perceberam a retomada”, explicou, lembrando que o investimento continua travado e a recuperação vem sendo dada pela retomada do consumo das famílias brasileiras. Apresentou dados sobre o mercado de trabalho, que vem melhorando marginalmente, e ressaltou a importância das reformas, entre elas a da Previdência, como questão fundamental para controle do déficit público. A economista analisou, ainda, o cenário que se apresenta para as próximas eleições. "Ao que tudo indica, teremos mais uma eleição polarizada, em que as pessoas votarão mais por rejeição ao outro candidato do que por convicção do voto no candidato escolhido", disse. Ressaltou ainda que há dúvidas relevantes sobre a agenda a ser praticada pelo candidato eleito e da capacidade de governar, dada a formatação do futuro congresso.

Palestra na FURG de Santo Antônio da Patrulha

O professor da UFRGS, economista Róber Iturriet Ávila, estará nesta sexta-feira, dia 28, no município de Santo Antônio da Patrulha, onde ministrará palestra, a convite da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Falará, às 16 horas, no Campus FURG-SAP (Rua Barão do Cahy, 125- Bairro Cidade Alta), sobre “As perspectivas de políticas econômicas dos presidenciáveis”.

Pagina 1 de 44