programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

A leitura positiva de Marx por Schumpeter

As metodologias de análise econômica de Marx e Schumpeter geram uma série de interpretações amplamente difundidas no campo da História do Pensamento Econômico (HPE). Além das contribuições econômicas, a erudição dos autores adentrou em outros campos do conhecimento, tais como filosofia dialética (Marx) e o instrumentalismo (Schumpeter). A tese de doutorado de Schumpeter, com 25 anos (1908), foi uma contribuição à metodologia neoclássica, ainda que não tenha recebido amplo reconhecimento acadêmico. 

Existem epistemologias distintas em seus sistemas teóricos relacionadas à condução da investigação científica. Essas influenciaram a construção das hipóteses e a formulação das estruturas teóricas que explicam os fatos econômicos. Marx não foi subjetivista e representa o oposto do pensamento neoclássico, assentado no equilíbrio (parcial ou geral) e no individualismo metodológico. Schumpeter era diferenciado dentro da corrente ortodoxa.

A comparação entre ambos surge da própria obra de Schumpeter e suas referências a Marx e advém do fato de situarem suas análises no longo prazo, buscando as leis de funcionamento da economia em bases históricas e sociológicas.

Clique AQUI para acessar o artigo na íntegra

Artigo de autoria do economista, auditor-fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do RS, Roberto Balau Calazans, publicado no blog "FinançasRS", www.financasrs.com.br