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City Marketing e Estratégias Possíveis

O City Marketing, Marketing de Cidade segue uma sequência lógica: vontades e decisões dos setores públicos e privados; visão unificada para o desenvolvimento da cidade e escolhas das estratégias possíveis para alcançarem os objetivos e metas.

São realizadas as escolhas dos melhores caminhos para a melhoria contínua da população local. Geralmente, alguns governantes não entendem que os trabalhos que estão sendo realizados devem ter continuidade com profissionalismo. Surgem neófitos que definem novos objetivos e novas estratégias ignorando os ciclos que já foram iniciados.

Observa-se a ignorância pluralista e a ingenuidade quando são iniciadas propostas inviáveis para atender egocentrismos dos novos dirigentes eleitos. Assim, quatro, oito, dezesseis anos ou mais, são perdidos por decisões e estratégias equivocadas. Algumas cidades, continuam executando as mesmas operações para captações de recursos: impostos e taxas locais; repasses dos governos estaduais e governo estadual e novos investimentos.

 

Por falta de informações ou sem interesse ignoram os benefícios possíveis da promoção e divulgação de cada Cidade nos mercados, inclusive atraindo visitantes de lazer, participante de eventos e investidores. Observa-se o conformismo da situação atual da cidade, das faltas de diálogos com a população local e com os possíveis investidores. São problemas das Gestões e dos representantes eleitos focados nos períodos dos seus mandatos sem definições de estratégias duradouras. Quando surgem interessados em continuidade das Políticas, dos Planos, Programas e Projetos iniciados em governos anteriores, todos são beneficiados.  

Nos casos opostos, observa-se os descasos com os recursos financeiros dos contribuintes e, muitas vezes, atos de corrupções. Ainda bem que temos imprensa livre e instituições capazes de corrigirem os prováveis desvios.  Portanto, a escolha da estratégia a ser utilizada ou as combinações de estratégias possíveis, sempre em parcerias entre setores públicos e privados, podem alcançar melhores resultados. Observa-se que o City Marketing deve sequenciar as Políticas Públicas adequadas com as participações dos setores privados.

Sem a indispensável união visando o melhor para o cidadão e, por consequência, o melhor para o visitante é impossível implantar ações do City Marketing, tornando a Cidade mais uma vítima da Propaganda enganosa. Convém salientar que uma cidade é boa para o visitante quando é boa para o residente.

Nenhuma estratégia consegue captar visitantes se os bens e/ou serviços oferecidos são incompatíveis com suas necessidades. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis.

Pensem nisso.

 
Artigo de autoria do economista Abdon Barretto Filho, mestre em Comunicação Social e presidente da ABF - Comunicação e Marketing, publicado no Site www.peloscaminhosdoriogrande.com.br