programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Impactos da Bolsa de Valores na vida das pessoas

Bolsa de Valores é uma instituição que permite a negociação de ações de empresas, além de outros títulos de dívida e derivativos. Em outras palavras, a Bolsa reúne empresas num local virtual onde os investidores encontram as “ações” que desejam adquirir. Isso ocorre na mais perfeita transparência e segurança para quem investe.

É importante que se compreenda que os impactos da Bolsa de Valores influenciam diretamente no desenvolvimento econômico do País e das pessoas. O dinheiro que circula nos investimentos resulta em recursos para que as empresas possam expandir as suas atividades empresariais, seja na aquisição de máquinas, equipamentos, novas construções, abrindo novas filiais, ou seja, contribuindo para a geração de empregos em diversos setores, no aumento da produção e, consequentemente, incentivando o desenvolvimento da economia.

A Bolsa tem sido uma das alternativas para a aplicação de recursos por parte das pessoas nas empresas. Pessoas comuns que dispõem de algumas reservas financeiras podem aplicar e gerar rendas extras para projetos de médio ou longo prazos ou uma forma de previdência privada. Esta instituição tem regras que exigem que as empresas com ações na instituição obedeçam a aspectos sociais, ambientais e de governança, o que atraem não só os investidores, mas a população em geral, atenta a este quesito de transparência no ambiente das organizações, que significa maior respeito ao ambiente e as pessoas. O certo é que, quanto mais desenvolvido o mercado financeiro e a Bolsa de Valores, maiores serão as possibilidades de empregos, salários e a qualidade de vida da população.

O mecanismo de funcionamento da Bolsa se baseia na lei da oferta e da procura. Quando um estrangeiro ingressa no Brasil ele troca seus dólares por reais. Isto faz com que a cotação da moeda estrangeira caia, pois haverá mais dólares disponíveis no mercado. Ele poderá comprar ações na Bolsa com os reais disponíveis, o que provocará a suba das ações. O contrário disso também é verdadeiro, o que explica as oscilações no valor do dólar ou das ações.

Em qualquer ambiente de negócios, a segurança política, jurídica e fiscal é determinante para quem investe. No caso da Bolsa, fatores recentes têm impactado no seu comportamento, como, por exemplo, declarações de lideranças com influência direta na economia do País. O que se viu nos últimos dias foi a reação negativa do mercado às declarações do atual presidente eleito, ao afirmar que o seu governo aumentará gastos públicos. O mercado reagiu imediatamente à declaração. O dólar valorizou, os juros futuros dispararam e o Ibovespa – principal indicador da Bolsa de Valores – caiu assustadoramente. O Ibovespa fechou o dia com uma queda de mais de 3,7%, na casa dos 109.350 pontos (cada ponto equivale a R$ 1, ou seja, se o índice estivesse em cem mil pontos, isso representaria um portfólio de R$ 100 mil de ações negociadas), patamar que não atingia desde 30 de setembro, antes do primeiro turno das eleições presidenciais.

Como os brasileiros têm se interessado cada vez mais por formas alternativas de fazer o dinheiro render, além da tradicional caderneta de poupança que costuma ter rendimento considerado mais baixo, é bom entender o que é a Bolsa de Valores e buscar informações sobre as ferramentas disponíveis no mercado que podem contribuir no processo de investir.

Não há dúvida que a economia influencia a vida de todos, seja você um investidor ou não. Todas as movimentações que ocorrem no contexto econômico têm suas consequências. Investimentos financeiros têm seus riscos, mesmo aqueles conservadores como poupança e títulos públicos, o importante é estar atento aos acontecimentos que envolvem a economia como um todo, ou acontecimentos pontuais provocados por pessoas influentes na política e na economia do País ou mesmo nas turbulências do mercado financeiro mundial.​

 

Artigo de autoria do conselheiro do Corecon-RS e diretor da Associação Comercial de Pelotas (ACP), economista João Carlos Medeiros Madail, publicado no Diário Popular de Pelotas, edição do dia 01/12/22.