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Economia, Geografia e Turismo no Connection Gramado

A 6ª. edição do evento Connection, em Gramado, de 17 a 21 de maio, será com os Terroirs ( pronuncia-se “ terruás) do Brasil, destacando produtos tradicionais de determinadas origens geográficas que possuem identidades únicas. Terroirs é uma das palavras mais usadas no mundo dos vinhos, mas pouco conhecida no mundo dos chocolates e em outros produtos. Convém salientar que o evento Connection Gramado foi criado durante a pandemia pela Rossi & Zorzanello.

Em 2023, conta com a correalização do Sebrae permitindo destacar a Economia Criativa, a Geografia e o Turismo. Na realidade, o evento promove os produtos originados em áreas delimitadas destacando-se fatores como topografia, geologia, pedologia, drenagem, clima, microclima, intervenção humana, cultura, história, tradição. É um somatório de aspectos geográficos que são utilizados nas produções de bens e/ou serviços, integrantes nas delimitações dos produtos turísticos: principais, complementares e periféricos.

Considerando-se os aspectos econômicos, o termo Terrois é definido de modo mais genérico como regionalidade ou mesmo a tipicidade de terreno. Entretanto, a complexidade da oferta exige uma série de estudos, desenvolvimentos e lançamentos nos mercados determinados podendo determinar o sucesso capaz de atrair demandas aos locais onde são produzidos e demandas motivadas pelas suas singularidades em todo o mundo.

No caso da Economia, observa-se que os empreendedores utilizam seus recursos respondendo às perguntas fundamentais: o que produzir e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? A partir do território delimitado.

Logo, as viagens sensoriais motivadas pelos produtos de Terroir do Rio Grande do Sul e de outras origens geográficas do Brasil representam oportunidades para rotas e roteiros que atendam segmentos e nichos do mercado turístico nacional e internacional. Os interessados são atraídos pelas possíveis interações entre o ambiente físico e biológico conhecendo os produtos originários nos espaços onde são produzidos. Os exemplos mais conhecidos são no enoturismo, viagens motivadas pelos tipos específicos de uvas, expressados livremente em vinhos especiais.

Outra característica do Terroir pode ser evidenciado nas coletas do cacau e das produções do chocolate. Tal qual um bom vinho, o cacau carrega características do Terroir, que podem ser evidenciados no chocolate. Os azeites também podem ser destacados devido aos investimentos que estão sendo realizados e a reconhecida qualidade. Na realidade, os interessados terão acessos às informações e produções durante o evento. 

É uma boa oportunidade para realizar viagem sensorial e conhecer produtos com indicação geográfica (IG) no Rio Grande do Sul, a saber: Chocolate Artesanal de Gramado, Azeite de Oliva de Gramado, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel Branco de Cambará do Sul, Vinhos do Vale dos Vinhedos, doces de Pelotas e erva-mate de Ilópolis, entre outros.

O evento vai reunir palestrantes nacionais e internacionais dos países Peru, Colômbia, Itália e França com participações de painelistas nacionais. Além disso, serão realizadas Rodadas de Negócios, Mostra de produtos na Rua Coberta e viagens sensoriais em Gramado, Bento Gonçalves e Cambará do Sul.

Mais informações no site www.connectionexperience.com.br e nas redes sociais.

Com certeza, será mais um sucesso no Turismo Receptivo Gaúcho. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso!

Artigo de autoria do economista Abdon Barretto Filho, mestre em Comunicação Social e presidente da ABF - Comunicação e Marketing, publicado no  www.cidadedegramadoonline.com.br