programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

City Marketing: de humanos para humanos

O Marketing do Destino Turístico (City Marketing) envolve pessoas, infraestrutura, equipamentos, sistemas tecnológicos, serviços profissionais estratégicos, táticos e gestões. É um conjunto de parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento do fenômeno turístico, captando e mantendo fluxos de visitantes. São ações humanas interessadas no bem receber possibilitando experiências memoráveis aos visitantes, sejam eles interessados nos negócios e investimentos na cidade; participantes de eventos e/ou no entretenimento e lazer disponíveis.

Sempre é bom destacar que no Turismo, são pessoas que atendem as pessoas, gerando experiências diversas e inesquecíveis. Sem pessoas não existem Oferta e Demanda no fenômeno turístico.

São ações humanas interessadas no bem receber possibilitando experiências memoráveis aos visitantes, sejam eles interessados nos negócios e investimentos na cidade; participantes de eventos e/ou no entretenimento e lazer disponíveis.

Mesmo com os avanços tecnológicos, incluindo a Inteligência Artificial, são os humanos responsáveis pelo fenômeno turístico em todo o mundo.

Os avanços tecnológicos e a tecnologia aplicada não possuem emoções, os humanos, sim. Os humanos querem fazer parte de algo maior que eles.

 

Os humanos querem sentir.

 

Os humanos querem ser incluídos. Os humanos querem entender para adaptarem-se aos novos desafios. Os humanos são suscetíveis a erros e emoções geradas pelas experiências e pelo ambiente ao seu redor, inclusive nas cidades onde estão vivendo ou visitando.

No Turismo Urbano, incluindo nos Hotéis, Centros de Eventos, Restaurantes e nos demais equipamentos e serviços com tecnologia intensiva de mão de obra são impactados com as velocidades das mudanças.

É indispensável a equação equilibrada entre inteligência artificial compatível com a inteligência humana.
Nada substitui o talento humano que tem a capacidade de inovar, incluindo a criação da Inteligência Artificial.

O humano não pode ser considerado como um Robô Sapiens.

 

A Inteligência Artificial e todas aplicações tecnológicas devem contribuir para o desenvolvimento humano.

 

Convém destacar que as atividades que podem ameaçar a vida humana e/ou que sejam repetitivas e sem valor agregado, podem ser substituídas pelas novas tecnologias.

Sempre foi assim na história da humanidade, desde da guerra do fogo entre os primeiros humanos até a busca de novos Planetas e o Turismo Espacial.
Somente os humanos podem encontrar alternativas objetivando dias melhores para todos, inclusive tornando a Inteligência Artificial como um aliado e companheira nos serviços domésticos e profissionais.

No City Marketing não poderia ser diferente.
Existem grandes possibilidades nas aplicações tecnológicas nos verbos transportar, visitar, comer, entreter, hospedar, comprar e dormir. Sempre de humanos para humanos.
Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões. Podem ser úteis.
Pensem nisso.

 

Abdon Barretto Filho
Economista e Mestre em Comunicação Social
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.