programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

banner alerta-golpe

banner golpe2

SETORES CORECON-RS

Setor de Cobrança
(segunda via de boleto e valores devidos)
cobranca@coreconrs.org.br | financeiro@coreconrs.org.br

Setor de Registro
(cancelamento e registro novo) 

Setor de Fiscalização  fiscal@coreconrs.org.br

Setor Jurídico  juridico@coreconrs.org.br 
 
 

Banner servicos online

servicos online post site 550

Vagas para Economistas

Analista de Planejamento e Performance III
 
LOJAS RENNER
Inscrições internas até 15/04

DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos buscando uma pessoa Analista de Planejamento e Performance para compor o nosso time.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
  • Formação Completa em Engenharias, Economia, Contabilidade e Administração;
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas;
  • Capacidade de síntese e de preparação de materiais executivos;
  • Domínio de Excel e Power point;
  • Familiaridade com Power BI.
 

Ações como investimento

manoel gil

 

 

Manoel Gil Costa Soares
Economista
Corecon/RS Nº 6021

 

Qual a importância do mercado de capitais para dinâmica do investimento?
A grande importância é a captação de recursos pelas empresas a um custo menor e sem data certa para liquidação dos mesmos. Os sócios do capital investido são remunerados pelos lucros gerados, sendo essa democratização do capital o que contribui para o desenvolvimento econômico. Por exemplo, a economia norte-americana tem o valor de mercado de suas ações maior do que o seu PIB, enquanto que a participação do mercado acionário do Brasil correspondeu, em 2014, a cerca de 40% do PIB.

O que são mercados primário e secundário e como as ações são negociadas nos segmentos operacionais, como mercados à vista, a termo, de opções e futuro?
O mercado primário é quando a empresa faz IPO (Initial Public Offering), ou seja, a primeira vez em que as ações são negociadas na bolsa; no mercado secundário as ações são compradas e vendidas entre investidores. No mercado à vista, os negócios são realizados e liquidados à vista (D+3), que significa terceiro dia útil. Os mercados a termo e futuro são parecidos, pois em ambas as ações são negociadas com preço fixado e prazo determinado; contudo, o que diferencia é a liquidação. No mercado a termo, a liquidação ocorre no vencimento do contrato ou antecipadamente, enquanto no futuro os contratos sofrem ajustes diários e têm vencimentos todos os meses, sempre na terceira segunda-feira. No mercado de opções, negocia-se o direito de exercer a compra (call) ou a venda (put) de um lote de ações com preços e prazos preestabelecidos.

Que critérios objetivos devem ser levados em consideração para o poupador considerar a compra de ações um bom investimento?
A taxa de juros é o balizador do investimento. A empresa que tem uma boa governança corporativa, que gera lucros consistentes e distribui parte dos lucros, os dividendos, acima da taxa de juros real, é um bom investimento.

Como o cenário econômico afeta o comportamento do mercado de capitais?
Quando a economia de um país está bem, ou seja, suas variáveis econômicas apresentam baixa taxa de juros, há crescimento do investimento, PIB e emprego, o que impacta positivamente as expectativas empresariais quanto à produção de bens e serviços, levando, assim, a uma maior lucratividade para seus negócios. Isso faz com que os investidores comprem ações de empresas sólidas. Contrariamente, dados econômicos negativos diminuem o interesse de investimentos em ações. É o caso atual do Brasil.

Quais são as perspectivas para o mercado de capitais e a BM&F?
São favoráveis, pois o mercado cresceu e está mais dinâmico, mas está longe do ideal considerando o tamanho do nosso PIB. Somente com uma base maior de investidores (no caso pessoas físicas), maior proteção aos acionistas minoritários, mais empresas com governança corporativa, menor tributação e também fiscalização mais punitiva pela CVM, o mercado deslancha. Como a BM&F está bem estruturada, a mesma só tem a beneficiar-se com um mercado mais eficiente.