programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon-RS e CIEE discutem parcerias para ampliação de vagas de estágio

O presidente do Corecon-RS, economista Rogério Tolfo, e o conselheiro Aristóteles Galvão reuniram-se no dia 28 último, com o superintendente Executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Luiz Carlos Eymael, para tratar da ampliação de oportunidades de estágio aos estudantes de Economia. Também participaram do encontro, que aconteceu na Sede do CIEE, em Porto Alegre, a coordenadora da Comissão de Educação Financeira do Conselho, economista Janile Soares, e da fiscal, economista Inara Betat, além do gestor de Operações do CIEE, Lucas Baldisserotto,

 

abertaNa oportunidade, o presidente Rogério Tolfo agradeceu o acolhimento e parabenizou-os pela passagem do 50º aniversário do CIEE. Falou sobre a importância de ampliar as oportunidades para estágios na área da Economia e ressaltou o alto nível de qualificação oferecido pelos cursos de Ciências Econômicas das universidades gaúchas, que habilitam, de forma efetiva, os futuros profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais diversificado e exigente. Explicou que as ofertas de estágios para os estudantes de Economia têm sido muito baixas, “muitas vezes, em função do desconhecimento, por parte das empresas, da realidade que envolve o leque de atuação profissional da categoria”.

O conselheiro Aristóteles Galvão, que é o responsável pela área de fiscalização do Conselho, falou sobre as ações que a Entidade vem promovendo no sentido de fortalecer a profissão e de ampliar a atuação do Economista no mercado de trabalho. “Uma aproximação entre o Corecon-RS e o CIEE, na busca de maior oferta de estágios, certamente trará grandes benefícios às empresas, pela oferta de conhecimento diferenciado dos estudantes das Ciências Econômicas, e a esses jovens, que estarão recebendo a oportunidade do aprendizado prático”, disse o conselheiro. “De uma forma geral, acaba ganhando toda a sociedade”, completou.

A economista Janile Soares lembrou a Semana Nacional de Educação Financeira, ocorrida em todo o País, no último mês de maio, e relatou as atividades que o Conselho vem promovendo, no sentido de levar, aos estudantes do ensino médio e à sociedade em geral, esclarecimentos sobre o tema.

A fiscal Inara Betat falou sobre o acompanhamento que o Corecon-RS vem realizando aos estudantes de Economia de todo o estado e sobre a importância do fortalecimento e ampliação do mercado de trabalho através de uma participação, cada vez mais efetiva, com o seu órgão de classe.

O superintendente do CIEE reconheceu que pode existir um pouco de desconhecimento por parte das empresas sobre a amplitude das atividades que o estudante de Economia pode desenvolver, e disse que a sua Entidade está aberta a promover ações para que se busque, junto com o Corecon, a ampliação de ofertas de vagas, encaminhadas pelas empresas, para os estudantes de Economia. Luiz Eymael agradeceu a visita e convidou o Corecon para participar dos eventos que estão sendo programados pelo CIEE, para os meses de setembro e outubro próximos.