programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Pedro Fonseca é eleito Economista do Ano

- Vereador e economista Mauro Zacher  é homenageado com o Prêmio Economista Destaque do Ano 2022 – “In Memoriam”  -

 

O economista Pedro Cezar Dutra Fonseca foi escolhido, na última quarta-feira, dia 7 de dezembro, o Economista do Ano 2022. A iniciativa, do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS), é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Os candidatos ao “Prêmio Economista do Ano” são indicados por entidades públicas, privadas, universidades e entidades de categoria, como associações e sociedades, entre outras, sediadas no Rio Grande do Sul. A Comissão Julgadora é independente e formada por nove economistas com atuação profissional no âmbito do Rio Grande do Sul, sendo três representantes do setor público, três do setor privado e três do setor acadêmico.

Pedro Cezar Dutra Fonseca é graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do RS (Ufrgs) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do CNPq desde 1987 é Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Ufrgs, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da Capes, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico. Foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis/Anpec (1987) e o segundo lugar no "V Prêmio BNDES de Economia" (1981). Recebeu da Fapergs o "Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011" na área de Economia e Administração. Coordenou a Rede Brasileira de Ensino de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do Comitê de Economia do CNPq (2011-2017) e Diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov da Ufrgs). Há 42 anos na Ufrgs, já formou mais de 50 mestres e 30 doutores em economia. Em 30 de novembro de 2021, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão de Porto Alegre, por proposição do então vereador e economista Mauro Zacher. Foi presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

Prêmio Economista Destaque do Ano 2022 – “In Memoriam” – Mauro Zacher

O nome do economista e vereador de Porto Alegre Mauro Zacher, falecido por mal súbito, em junho de 2022, aos 46 anos de idade, durante uma prova de natação em Fortaleza (CE), foi o escolhido pelo Corecon-RS para receber o “Prêmio Economista Destaque do Ano 2022 - In Memoriam”. A distinção é outorgada aos profissionais de Economia, registrados no Corecon-RS, que tiveram destaque ao longo de sua vida profissional.

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), Mauro César Zacher elegeu-se vereador para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004, pelo PDT, e seguia no Parlamento da capital gaúcha em sua quinta legislatura consecutiva, como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas. No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade. Foi autor da pioneira Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying, referência para todo o país. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (CECE), de Constituição e Justiça (CCJ) e presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul no Legislativo da Capital. Em 2012 chegou ao posto máximo de comando, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal. Nesse período de 18 anos de vida pública foi secretário da Juventude, secretário de Obras e Viação e prefeito interino por 45 dias, sendo o vereador que mais tempo ficou no comando do Paço, nos últimos 30 anos. Foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios Nacional e Estadual do partido. Iniciou a militância na política estudantil. Foi tesoureiro da União Estadual dos Estudantes (UEE), secretário do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e foi eleito presidente do DCE da PUC-RS, passo inicial para o começo na vida política. Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Desde a sua primeira eleição para um mandato titular, em 2004, Mauro Zacher foi o vereador mais votado do partido na Capital Gaúcha e em todo o Rio Grande do Sul, em votações ascendentes até 2016. Em 2012, foi o quinto candidato mais bem votado à Câmara de Vereadores. Em 2016, foi o segundo vereador mais bem votado. Como economista, o verador Mauro Zacher sempre esteve próximo às ações do seu Conselho profissional. Em 2012, na condição de prefeito em exercício, participou do evento Economia em Pauta, promovido pelo Corecon-RS. No dia 16 de agosto de 2018, por proposição do vereador, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao Dia do Economista. No dia 30 de novembro de 2021, também por proposição do vereador Zacher, a Câmara de Vereadores outorgou o Título de cidadão de Porto Alegre ao professor e ex-presidente do Corecon, economista Pedro Cezar Dutra Fonseca.

Outros Premiados

O Corecon-RS fará a solenidade de entrega dos prêmios acadêmicos e de reportagens de Economia, edição 2022, no próximo dia 15 de dezembro (Quinta-feira), às 19 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal do RS (Ufrgs), na Rua Eng. Luiz Englert, 333, Sala Jacarandá, em Porto Alegre. Na oportunidade, serão outorgados os prêmios “Economista do Ano” e “Economista Destaque do Ano”, além dos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2022” de dissertações de mestrado, monografias e artigos técnicos. Também serão entregues os prêmios para as melhores reportagens de Economia do ano e o Prêmio Jornalista de Economia do Ano.

 

Prêmio Corecon-RS 2022

Divulgação dos trabalhos vencedores do "Prêmio Corecon-RS 2022" de Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso, de Artigos Técnicos ou Científicos e de Dissertações de Mestrado. Este Prêmio tem como objetivo estimular os autores e o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, nas diferentes áreas das pesquisas econômicas, regionais, nacionais ou internacionais, assim como, também, estimular e apoiar a valorização da profissão de Economista em todos os setores da sociedade.


Dissertações de Mestrado, Monografias e Artigos Técnicos

1º Lugar

"Impactos distributivos de um imposto sobre emissões no Brasil"
Autor: Bruno Carbonari Alves
Orientador: Henrique Morrone
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

2º Lugar
"A prática de cartéis no Brasil: uma análise das penas de reparação econômica"
Autor: Fabiano Fortes Liscano
Orientador: Maurício Andrade Weiss
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

3º Lugar
"Análise da influência dos vieses do efeito dotação e de aversão à perda na
valorização dos alunos dos cursos superiores
nas modalidades presencial, simultâneo e remoto"
Autora: Aline Karoline Brandt
Orientador: Tiago Wickstrom Alves
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

ARTIGOS TÉCNICOS OU CIENTÍFICOS

1º Lugar
"Uma análise quantitativa do processo de concorrência em compras públicas dos pregões da Prefeitura Municipal de Pelotas"
Autor: Rodrigo Nobre Fernandez
Co-autora: Thais Garcia Ribas

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

1º Lugar
"Os efeitos dos acordos Regionais e multilaterais de comércio sobre as exportações dos Países menos desenvolvidos do mundo"
Autor: Robson Cesar Ávila dos Santos
Orientador: Magnus dos Reis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

2º Lugar
"O efeito China na competitividade internacional da indústria Brasileira:
Uma análise pela complementaridade de comércio dos Países parceiros"
Autora: Nadine Führ Steffen
Orientador: Marcos Tadeu Caputi Lélis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

3º Lugar
"Impacto econômico do Brexit por meio do modelo de equilíbrio geral computável:
Uma análise dos efeitos das barreiras não tarifárias"
Autor: Marcos Vinicios dos Santos Soares
Orientador: André Filipe Zago de Azevedo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos