programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Sicredi e Economia da UFSM Palmeira das Missões recebem prêmio nacional de cooperativismo

- Participam do estudo pesquisadores e estudantes do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio da UFSM-PM -

O Portal Aceleração Regional, desenvolvido por docentes e discentes do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM Palmeira das Missões e pelo time de inovação da Sicredi Conexão, foi contemplado com o segundo lugar na categoria Inovação no 13º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, considerado uma das maiores premiações do cooperativismo brasileiro.A divulgação dos ganhadores em cada categoria ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília, em uma promoção do Sistema OCB, da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Coordenado pelo economista e professor Nilson Luiz Costa, o projeto surgiu das aspirações estratégicas da Sicredi Conexão e foi executado, em cocriação e coworking entre os times de inovação da cooperativa de crédito e do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio da UFSM, vinculado ao Departamento Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM Palmeira das Missões.

O objetivo do Portal Aceleração Regional é ajudar os empreendedores locais a melhorar os seus planos de negócios, a partir de informações econômicas, sociais e ambientais de todos os municípios que estão na área da pesquisa. Igualmente, esta ação contribui com a formação cidadã e permite ao poder público local planejar políticas públicas mais assertivas.

Para o economista Gabriel Nunes de Oliveira, também docente da UFSM-PM, iniciativas como esta ressignificam e ampliam ainda mais a importância e o papel do economista. Já, para o coordenador do projeto e Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM-PM, os economistas que desenvolverem competências e habilidades na área de ciência de dados e dominarem softwares como Power BI, Python e outros, ampliam consideravelmente as suas capacidades de desenvolvimento de produtos capazes de ajudar nos objetivos estratégicos das organizações.

O Portal Aceleração Regional, que contempla sete sistemas de dashboards (painéis virtuais com informações, métricas e indicadores), que quais fornecem informações para: Cerca de 160 prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos estaduais e federais; Aproximadamente 26,5 mil empresas e organizações que podem elaborar os seus planos de negócios e investimentos a partir das informações sistematizadas; 871 escolas que podem utilizar as informações em projetos transversais.

Parceria entre UFSM e Sicredi 

Em evento realizado no início do ano, na Expofred 2022, em Frederico Westphalen, a UFSM Campus Palmeira das Missões e a Sicredi Conexão RS/SC/MG publicaram o portal de conteúdos do Programa Aceleração Regional.

O Aceleração Regional é resultado de um alinhamento de propósitos entre as instituições e apresenta, de forma inovadora e dinâmica, o perfil econômico, social e ambiental de cada um dos 79 municípios que estão na área de atuação da Sicredi Conexão, nas regiões Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, Extremo Oeste de Santa Catarina e Sul de Minas Gerais.

A pesquisa e criação do conceito do portal foi realizada por meio de um processo de cocriação que envolveu equipe da Sicredi Conexão RS/SC/MG e pesquisadores e estudantes do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) da UFSM, principalmente Nilson Luiz Costa, coordenador e pesquisador do Departamento de Ciências Econômicas/Palmeira das Missões; Claudio Eduardo Ramos Camfield, pesquisador do Departamento de Administração/Palmeira das Missões; Gabriel Nunes de Oliveira, pesquisador do Departamento de Ciências Econômicas/Palmeira das Missões; Édio Polacinski, pesquisador do Departamento de Administração/Palmeira das Missões; Enio Giotto, pesquisador do Departamento de Engenharia Rural/CCR; Saionara da Silva, bolsista de Mestrado/PPG Agronegócios/Palmeira das Missões; e Geny Carla Novais de Quadros, bolsista de graduação/Curso de Ciências Econômicas/Palmeira das Missões.

A formalização da parceria ocorreu por meio de projeto de pesquisa via convênio UFSM/Fatec. Segundo o professor Nilson Luiz Costa, coube à UFSM a realização da pesquisa e a condução do trabalho acadêmico, a realização de entrevistas, visitas e entrevistas às lideranças regionais e também a elaboração de dashboards e relatórios com dados sobre socioeconomia, meio-ambiente e desenvolvimento regional. A Sicredi, além de financiar a pesquisa, esteve junto em todas as etapas e, a partir de sua rede de colaboradores, proporcionou o contato e agendamento junto às lideranças municipais e regionais.

Clique AQUI para acessar o Portal Aceleração Regional