programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Noite de premiações para a Economia gaúcha

Premiados2

O Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS) promoveu, na noite de quinta-feira, dia 15 de dezembro, solenidade de entrega de distinções aos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2022”, nas modalidades Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos Técnicos ou Científicos e Dissertações de Mestrado. Na oportunidade, também foram entregues as distinções “Economista do Ano” a Pedro Cezar Dutra Fonseca, “Economista Destaque 2022 - In Memoriam” a Mauro César Zacher e “Jornalista de Economia do Ano” a Guilherme Baumhardt. Também foram premiados os jornalistas autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista), Radiojornalismo e de Mídia Digital/Online.

O presidente Mário de Lima abriu oficialmente a solenidade, dando boas vindas ao público e às autoridades presentes. Explicou a ausência de alguns premiados, que não puderam comparecer em função de sintomas gripais e falou sobre a importância desta noite de distinções e da escolha dos nomes de Pedro Cezar Dutra Fonseca, Mauro Zacher e Guilherme Baumhardt para as homenagens especiais. Lembrou a atuação de Mauro Zacher na política e na economia. "Sempre levou a profissão de economista antes de seu nome, e nos deixa um legado de orgulho, exemplo e inspiração pra todos nós, economistas, e para a sociedade como um todo". Sobre Pedro Fonseca, lembrou que "é uma das principais autoridades da economia brasileira de todos os tempos e, certamente, o maior estudioso dos estudos econômicos sobre a Era Vargas da atualidade". Disse que nomes como os dos homenageados da noite servem de incentivo e estímulo às novas gerações de economistas por uma atuação séria e com compromisso com a sociedade que os acolhe. "É por isso que o Corecon tem desempenhado um trabalho muito forte na área da educação e, em especial, na área da educação financeira junto às escolas e na aproximação com a academia", disse. Lembrou que foi um ano de sucesso, de conquistas e de entrega, que resultou numa série de avanços, na busca do fortalecimento da profissão de Economista. Agradeceu ao vice-presidente Aristóteles Galvão e aos colegas conselheiros, ex-presidentes e colaboradores do Conselho, pela dedicação do trabalho executado ao longo do ano e "pela sagrada tarefa de ter sido o representante dos economistas por dois mandatos consecutivos".

PRÊMIO CORECON-RS 2022

Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso

3º Lugar

3LugarMonografiasProfessores Tiago e Abdon Barretto Filho 

"Análise da influência dos vieses do efeito dotação e de aversão à perda na
valorização dos alunos dos cursos superiores
nas modalidades presencial, simultâneo e remoto"
Autora: Aline Karoline Brandt
Orientador: Tiago Wickstrom Alves
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos


2º Lugar

2LugarMonografiasFabiano e professor Maurício

"A prática de cartéis no Brasil: uma análise das penas de reparação econômica"
Autor: Fabiano Fortes Liscano
Orientador: Maurício Andrade Weiss
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

1º Lugar

1LugarMonografias1Bruno e professor Henrique

"Impactos distributivos de um imposto sobre emissões no Brasil"
Autor: Bruno Carbonari Alves
Orientador: Henrique Morrone
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

Artigos Técnicos ou Científicos

 1ArtigosTecnicosConselheiros Aristóteles Galvão e Bruno Lanzer

"Uma análise quantitativa do processo de concorrência em compras públicas dos pregões da Prefeitura Municipal de Pelotas"

Autor: Rodrigo Nobre Fernandez
Co-autora: Thais Garcia Ribas

 

Dissertações de Mestrado

3º Lugar

3LugarDissertaoesMarcos Vinicios e professora Angélica

"Impacto econômico do Brexit por meio do modelo de equilíbrio geral computável:
Uma análise dos efeitos das barreiras não tarifárias"
Autor: Marcos Vinicios dos Santos Soares
Orientador: André Filipe Zago de Azevedo
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

2º Lugar

2LugarDissertaoesNadine e professor Lélis

"O efeito China na competitividade internacional da indústria Brasileira:
Uma análise pela complementaridade de comércio dos Países parceiros"
Autora: Nadine Führ Steffen
Orientador: Marcos Tadeu Caputi Lélis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

1º Lugar

1LugarDissertaoesRobson e professor Magnus 

"Os efeitos dos acordos Regionais e multilaterais de comércio sobre as exportações dos Países menos desenvolvidos do mundo"
Autor: Robson Cesar Ávila dos Santos
Orientador: Magnus dos Reis
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

 

PRÊMIO REPORTAGEM DE ECONOMIA 2021

Mídia Impressa (Jornal/Revista)


3º Lugar

Tas1Taís e economista Patrícia Palermo

“Sonho difícil de ser conquistado”
Taís Teixeira
(Correio do Povo)


2º Lugar

JulianaBabiana, Juliana e conselheiro Luiz Henrique Zago

“Pode rezar, mas com seguro”
Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol
(Jornal Pioneiro)

 

1º Lugar

BrunaBruna e professor Giácomo Balbinotto Neto

“Porto Alegre dos mercadinhos: negócios se adaptam aos novos tempos
e resistem à concorrência”
Bruna Oliveira
(GaúchaZH)

 

Mídia Digital (Online)

3º Lugar

JuanSenhora Olga Lúcia Ortiz Obregón  (mãe de Juan Ortiz) e economista Francisco Barcellos

“Em busca de equilíbrio: “sobe e desce” da economia gaúcha será desafio para o próximo governo”
Juan Ortiz
(Matinal Jornalismo)


2º Lugar

Paganella

Conselheiro Gustavo Raupp e Eduardo Paganella

“Economia x qualidade: Táxis buscam reconquistar clientes perdidos

para os apps de transporte na capital”
Eduardo Paganella
(RBS TV)


1º Lugar

JulianaSimoneEconomistas Darcy Carvalho dos Santos e Simone Magalhães, Juliana e Babiana

“Serra tem mais de 3 mil produtores rurais com seguro agrícola”
Juliana Bevilaqua e Babiana Mugnol
(Jornal Pioneiro)

 

Radiojornalismo

2º Lugar

TercioGeorgia, Tércio e conselheiro Leandro Höerlle

“ Dignidade consignada: endividamento alcança recorde entre as mulheres”
Tércio Saccol, Georgia Santos e Flavia Cunha
(Vós)


1º Lugar

EduardoEconomistas Lauro Renck e Bruno Lanzer, Eduardo Matos

“Liberdade de preço dos combustíveis x Cartel”
Eduardo Matos
(Rádio Gaúcha)

 

Jornalista de Economia do Ano 2022

Guilherme Baumhardt

O Prêmio “Jornalista de Economia do Ano” é concedido pelo Corecon-RS, com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do RS, com o objetivo de homenagear um jornalista, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por uma Comissão Julgadora indicada pelo Corecon-RS e por faculdades gaúchas que oferecem o curso de Comunicação Social/Jornalismo no Rio Grande do Sul.

GuilhermePres3Conselheiro federal Clovis Meurer, Guilherme, vice-presidente Aristóteles Galvão e presidente Mário de Lima

Guilherme Baumhardt é natural de São Carlos-SP, mas veio ainda criança para o Rio Grande do Sul. O pai é hoje professor universário aposentado. A mãe, farmacêutica. Tem um irmão mais novo, engenheiro mecânico. É casado com a uruguaia Janine Mogendorff, com quem tem uma filha de seis anos, Elisa. Logo após ser aprovado no vestibular, foi morar um ano com a família nos Estados Unidos, onde trabalhou e estudou. Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é hoje âncora do programa Agora, na Rádio Guaíba, e colunista, no jornal do Correio do Povo. Antes, atuou por 15 anos no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na profissão, já exerceu as funções de repórter, editor executivo, coordenador e hoje é gerente-geral, na Guaíba. Possui MBA na área de gestão pela ESPM. Já realizou inúmeras coberturas nacionais e internacionais, em países como Uruguai, Espanha, França, Alemanha, China e Estados Unidos. Sagrou-se vencedor de prêmios de destaque, como o ARI (Associação Rio-Grandense de Imprensa) e MP (Ministério Público), na categoria reportagem. Além disso, já foi agraciado com o troféu Comunicador da Qualidade, pelo PGQP, e venceu nas categorias “Apresentador de Rádio”, “Comentarista de Televisão”, “Colunista de Jornal” e "Jornalista do Ano", no Prêmio Press de Jornalismo.

Guilherme7Guilherme Baumgardt iniciou sua fala dizendo que estava muito feliz em ter seu nome lembrado pelo Corecon para lhe prestar essa homenagem, motivada justamente por desenvolver diariamente a sua maior paixão, que é o jornalismo. Falou da importância da sua família para enfrentar os maiores desafios da profissão e relatou alguns momentos de sua rotina no jornalismo, com ênfase ao espaço que a economia tem hoje na vida das pessoas e, consequentemente, na nos espaços destinados ao noticiário. Disse que, quando repórter, sempre priorizou pautas de economia, em função da afinidade que tinha com o tema. Lembrou, também, que, durante a pandemia, duas frases se tornaram marcas, e que concordava com uma delas e a outra considerava totalmente equivocada: temos que ouvir a ciência, e a economia a gente vê depois. "Na verdade, economia é ciência" disse, "e na verdade, somente vemos agora, através de dados e números, a opção equivocada que foi tomada lá atras".

 

 

Destaque em Economia do Ano
(In Memoriam)
Mauro César Zacher

 ZacherPres1Conselheiro federal Clovis Meurer, presidente Mário de Lima e vice-presidente Aristóteles Galvão, com Anete Zacher (esposa) e familiares

Economista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs), Mauro César Zacher elegeu-se vereador para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004, pelo PDT, e seguia no Parlamento da capital gaúcha em sua quinta legislatura consecutiva, como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas. No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade. Foi autor da pioneira Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying, referência para todo o país. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (CECE), de Constituição e Justiça (CCJ) e presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul no Legislativo da Capital. Em 2012 chegou ao posto máximo de comando, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal. Nesse período de 18 anos de vida pública foi secretário da Juventude, secretário de Obras e Viação e prefeito interino por 45 dias, sendo o vereador que mais tempo ficou no comando do Paço, nos últimos 30 anos. Foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios Nacional e Estadual do partido. Iniciou a militância na política estudantil. Foi tesoureiro da União Estadual dos Estudantes (UEE), secretário do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e foi eleito presidente do DCE da PUC-RS, passo inicial para o começo na vida política. Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Desde a sua primeira eleição para um mandato titular, em 2004, Mauro Zacher foi o vereador mais votado do partido na Capital Gaúcha e em todo o Rio Grande do Sul, em votações ascendentes até 2016. Em 2012, foi o quinto candidato mais bem votado à Câmara de Vereadores. Em 2016, foi o segundo vereador mais bem votado. Como economista, o verador Mauro Zacher sempre esteve próximo às ações do seu Conselho profissional. Em 2012, na condição de prefeito em exercício, participou do evento Economia em Pauta, promovido pelo Corecon-RS. No dia 16 de agosto de 2018, por proposição do vereador, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao Dia do Economista. No dia 30 de novembro de 2021, também por proposição do vereador Zacher, a Câmara de Vereadores outorgou o Título de cidadão de Porto Alegre ao professor e ex-presidente do Corecon, economista Pedro Cezar Dutra Fonseca.

Zacher1"Tem sido muito difícil, assim como é muito difícil estar aqui hoje, lembrando o Mauro e a história de sua brilhante caminhada, que nos foi retirada de maneira tão trágica e precoce", afirmou a viúva do homenageado, Anete Zacher. Disse que sente a felicidade de ter, em seus filhos, que ele tanto amava, a sua imagem, em cada gesto, em cada palavra. Anete agradeceu a oportunidade de estar ali, entre tantos amigos de uma das grandes paixões do marido, que era a Economia, "tanto que ele partiu quando estava prestes a concluir o seu mestrado de Economia na Ufrgs". Anete Zacher, que é graduada em Ciências Contábeis, afirmou, ainda, que dar a continuidade à obra de conclusão de curso do marido, é o seu propósito mais imediato. Agradeceu ao presidente do Corecon, economista Mário de Lima, e seus conselheiros, pelo apoio e lembrança da homenagem, "o que jamais será esquecido, assim como o imenso legado de seu trabalho, deixado, não apenas para  mim, os filhos e a família, mas, também, para toda a sociedade".

 

Prêmio Economista do Ano
Pedro Cezar Dutra Fonseca

PedroPresidentes1Conselheiro federal Clovis Meurer, presidente Mário de Lima, vice-presidente Aristóteles Galvão, e diretora da FCE/Ufrgs Maria de Lourdes Furno

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

Pedro Cezar Dutra Fonseca é graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do RS (Ufrgs) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do CNPq desde 1987 é Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Ufrgs, onde foi Coordenador do Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor. Foi Coordenador da Área de Economia da Capes, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (1997-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (2002-2004). Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Formação Econômica do Brasil no século XX e História do Pensamento Econômico. Foi contemplado com Menção Honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis/Anpec (1987) e o segundo lugar no "V Prêmio BNDES de Economia" (1981). Recebeu da Fapergs o "Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011" na área de Economia e Administração. Coordenou a Rede Brasileira de Ensino de Desenvolvimento Econômico. Foi membro do Comitê de Economia do CNPq (2011-2017) e Diretor do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov da Ufrgs). Há 43 anos na Ufrgs, já formou mais de 50 mestres e 30 doutores em economia. Em 30 de novembro de 2021, foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão de Porto Alegre, por proposição do então vereador e economista Mauro Zacher. Foi presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

PedroA diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs,  professora Maria de Lourdes Fumo, representou o homenageado, economista Pedro Cezar Dutra Fonseca, que estava impossibilitado, em função de sintomas gripais. A professora agradeceu a homenagem do Corecon e lembrou a trajetória profissional do homenageado, desde a época em que o conheceu, quando, estudante da PPGE, fazia o seu mestrado. "É uma pessoa extremamente apaixonada pelo que faz", disse, lembrando que o professor Pedro, em sua larga experiência profissional, abriu mão de sua aposentadoria para poder continuar na vida acadêmica. Falou de sua obra e da quantidade de doutores e mestres que formou em seus 43 anos de docência na Ufrgs. Dirigindo-se à viúva do vereador Mauro Zacher, disse que lembra do momento em que acompanhou presencialmente a homenagem da cidade de Porto Alegre ao Pedro Fonseca, iniciativa de um economista e político que também deixa o seu legado para os economistas, os políticos e para a sociedade. 

Os trabalhos foram encerrados com o Hino Rio-Grandense, seguido de sessão de fotografias de todos os premiados e dos conselheiros presentes ao evento.

Clique AQUI para ver mais fotos da Premiação 

Clique AQUI para acessar a transmissão via Youtube