programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Estudo aponta Porto Alegre como melhor ambiente para negócios do País


Porto Alegre foi eleita a cidade com melhor ambiente para negócios do Brasil, de acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios 2022 (ICM), pesquisa realizada pelo Ministério da Economia e divulgada na última segunda-feira, dia 9 de janeiro. O estudo realiza uma análise do ambiente de negócios das cidades brasileiras, utilizando leis e práticas municipais como parâmetro.

A pesquisa, elaborada pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), órgão subordinado ao Ministério, contou com 119 municípios de todo o país, contando capitais, municípios com mais de 250 mil habitantes e municípios voluntários que, ao todo, representaram 43% da população nacional. Para a avaliação, foram analisadas nove categorias, relacionadas a tópicos como ambiente regulatório, infraestrutura, liberdade econômica, segurança jurídica e tributação.

As 10 primeiras cidades do ranking foram Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Ponta Grossa (PR), Recife (PE), Brasília (DF), Florianópolis (SC), São José dos Pinhais (PR), Curitiba (PR), Sorocaba (SP) e Fortaleza (CE).

 

10 melhores cidades do país para negócios


Ao todo, a capital gaúcha atingiu 654,2 pontos, o maior índice das cidades avaliadas, ficando cerca de 38% acima da média nacional e 29% acima da média da região sul, resultando em uma melhora de 15 posições no ranking, em comparação com o ano de 2021. Os melhores quesitos da Capital gaúcha foram Infraestrutura (76,5), Empreendendo no Município (74,8) e Segurança Jurídica (74,9). Também foram considerados indicadores como Qualidade da Regulação Urbanística, Liberdade Econômica, Infraestrutura, Regulação Urbanística, Concorrência em Serviços Públicos, Tributação, entre outros.

Além de Porto Alegre, também apareceram no ranking da pesquisa os municípios gaúchos de Santa Maria (11º), Gravataí (32º), Caxias do Sul (39º), Viamão (56º), Canoas (77º) e Pelotas (112º).

Cidades gaúchas citadas na pesquisa


Com o intuito de garantir um diagnóstico profundo e condizente com a realidade de cada um dos municípios brasileiros que participaram da pesquisa, a SEAE desenvolveu uma metodologia que não busca avaliar a competitividade dos municípios exclusivamente por meio de análises estatísticas, mas uma metodologia singular, com base em duas diferentes fontes de dados, questionário técnico e objetivo e indicadores estatísticos.

O ICM tem como objetivo criar uma ferramenta que possa transversalmente analisar o ambiente concorrencial municipal por meio da coleta e geração de dados e informações, de forma a promover o avanço contínuo da qualidade regulatória. Para fins de cálculo do resultado final, todas as notas obtidas em cada um dos parâmetros foram somadas e normalizadas no intervalo de zero a mil pontos, sendo considerados mais bem avaliados aqueles municípios com nota mais próxima a 1000, e mais mal avaliados aqueles mais próximos a 0.

 

Clique aqui para acessar a Pesquisa!