programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

27º Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL) reúne aproximadamente 200 inscritos em Curitiba

enesul 1

O evento promovido pelo CoreconPR teve como tema principal “A Transformação Digital na Economia” e reuniu palestrantes, economistas, estudantes, autoridades e convidados.

Com aproximadamente 200 inscritos entre palestrantes, economistas, estudantes, autoridades e convidados foi realizado em Curitiba a 27ª edição do Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), organizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) com coorganização do Corecon-RS e do Corecon-SC. O evento que teve como tema principal “A Transformação Digital na Economia” foi realizado na Universidade Positivo – Campus Osório.

O encontro, que ocorreu na última quinta (24) e sexta (25), contou com economistas de referência nacional e regional discutindo temas atuais da política econômica. A solenidade de abertura do ENESUL contou com os economistas Celso Machado, presidente do CoreconPR, André Luiz Koerich, presidente do Corecon-SC, Aristóteles da Rosa Galvão, conselheiro regional que representou o presidente do Corecon-RS, Maria de Fátima Miranda, conselheira federal que representou o presidente do Cofecon e Fernanda Frankenberger Silva, que representou o diretor de relações internacionais da Universidade Positivo.

No primeiro dia, aconteceu a Palestra Magna com o tema “Os Desafios da Regulação Econômica no Brasil” realizada pelo Economista e Doutor Marcelo Luis Curado. Na apresentação, o economista abordou diversos aspectos da Regulação Econômica no Brasil. Em sua explanação ele apontou a evolução da função regulatória do Estado ao longo do tempo e suas linhas teóricas. Comentou sobre a transição do Estado Produtor para o Estado Regulador, marcada por marcos regulatórios como o Programa Nacional de Desestatização (PND) e emendas constitucionais, que abriram setores como telecomunicações e petróleo para a iniciativa privada. Falou sobre o histórico do processo de desestatização, enfatizando arrecadações e mudanças nas estratégias de privatização.

Curado abordou a discussão sobre as agências regulatórias no Brasil, entidades governamentais que supervisionam setores específicos para assegurar eficiência e qualidade. E ainda citou exemplos que incluem a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ressaltando o papel da regulação na garantia de serviços à população.

O palestrante explorou os desafios da atividade regulatória no Brasil, destacando três desafios principais: a complexidade regulatória em setores em evolução tecnológica, o equilíbrio entre interesses das empresas e do público, e a necessidade de competências multidisciplinares para regulação eficaz.

Para o economista a independência e autonomia das agências regulatórias são apontadas como vitais, mesmo diante de possíveis interferências políticas. Além disso, a importância da transparência e participação da sociedade civil na definição das políticas regulatórias é enfatizada. Ele também citou como exemplo a regulação econômica no Paraná, pela AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná.

Painéis do 27º ENESUL

No segundo dia, sexta-feira, 24, deu-se início aos painéis do evento. O Painel I teve como tema: Desafios do Desenvolvimento, Crescimento e Distribuição de Renda, que contou com a moderação do economista e doutor Lauro Chaves Neto e contribuição dos três palestrantes e economistas, Pery Francisco de Assis Shikida, Monica Beatriz Mattia e Adriano de Amarante que compartilharam informações importantes da economia regional e nacional e seus desafios para o crescimento.

O Painel II teve como tema: Transformação Digital/Competitividade, e contou com moderação da economista e doutora Adriana Ripka. Paerticiparam deste painel os economistas Hugo Eduardo Meza Pinto , Tiago Alves Pinto de Lemos e Alisson Jaroszewski que tiveram a oportunidade de fazer suas apresentações.

Em seguida, no Painel III sob o tema “Crise dos Bancos Digitais – Criptomoedas”, a administradora Fernanda Frankenberger Silva mediou os últimos três economistas painelistas, Khalil Gamel El Tassa, Francisco Eduardo Köhler Dal Ri e Fernando Jaques de Borba.

Ao término dos painéis, o presidente do CoreconPR, Celso Machado, chamou o conselheiro federal Paulo Roberto Polli Lobo, para realizar a leitura da Carta Aberta escrita pelos economistas do 27º Enesul.

Estiveram no palco, ao final das exposições, os presidentes e representantes do Corecon´s do Sul, Celso Machado, presidente do CoreconPR, sua vice Andréa Prodohl Kovalczuk, André Luiz Koerich, presidente do Corecon-SC, Aristóteles da Rosa Galvão, conselheiro regional que representou o presidente do Corecon-RS. Eles fizeram o encerramento da 27ª edição do ENESUL saudando e parabenizando todos os participantes, palestrantes, moderadores e a equipe organizadora pelo evento.

O 27º Enesul foi patrocinado pela Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Core-PR – Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná e Cofecon – Conselho Federal de Economia. Foram apoiadores do evento a Universidade Positivo, Serra Verde Express, Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Curitiba Região e Litoral Convention e Visitors Bureau, Facilit Serviços Laboratoriais, Unimed Paraná, Garante Serviços de Apoio, Conselho Regional de Economia da 4ª Região – Corecon-RS e Conselho Regional de Economia da 7ª Região – Corecon-SC.