programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Cerimônia do Prêmio Corecon-RS 2023

O Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS) promoveu, na noite de quarta-feira, dia 20 de dezembro, solenidade de entrega de distinções aos vencedores do “Prêmio Corecon-RS 2023”, nas modalidades Trabalhos de Conclusão de Curso, e Dissertações de Mestrado. Na oportunidade, também foram entregues as distinções “Economista do Ano” a Daniel Arruda Coronel, “Economista Destaque 2023 - Paulo Guedes e “Jornalista de Economia do Ano” a Guilherme Kolling. Também foram premiados os jornalistas autores das melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista) e de Mídia Digital/Online.

O presidente Guilherme Stein abriu oficialmente a solenidade, dando boas vindas ao público e às autoridades presentes. Disse que nomes como os dos homenageados da noite servem de incentivo e estímulo às novas gerações de economistas por uma atuação séria e com compromisso com a sociedade que os acolhe. Lembrou que foi um ano de sucesso, de conquistas e de entrega, que resultou numa série de avanços, na busca do fortalecimento da profissão de Economista. Agradeceu ao vice-presidente Bruno Nogueira Lanzer e aos colegas conselheiros, ex-presidentes e colaboradores do Conselho, pela dedicação do trabalho executado ao longo do ano.

 

PRÊMIO CORECON-RS 2023

Trabalhos de Conclusão de Curso

Menção Honrosa

Título: Ampliação da faixa de isenção do IRPF em 2023: um estudo a partir dos dados abertos da DIRPF 2021

Autor: Leonardo Rodrigues do Nascimento

Orientadora: Rosa Angela Chieza 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

 

 

Menção Honrosa

Título: Testando a influência dos ciclos eleitorais na taxa de juros: uma estimação da regra de Taylor Brasileira entre os anos de 2000 e 2019.

Autora: Isabella Barbosa Gobbi

Orientador: Gustavo Inácio de Moraes - Reg. 7863

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

 

 

3º Lugar

Título: Estimação da taxa natural de juros para o Brasil (2003-2022)"

Autor: Roberto Torres de Carvalho

Orientador:  Marcelo Savino Portugal 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

2º Lugar

Título: Análise da influência do viés de aversão à perda no contexto de compras online: um estudo à luz da economia comportamental.

Autora: Sofia Junges

Orientador: Tiago Wickstrom Alves 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 



1º Lugar

Título: "Presidencialismo de coalizão ou de cooptação? 

Uma abordagem em Teoria dos Jogos"

Autor: Eduardo Silveira de Almeida Fabres

Orientador: Marcelo de Carvalho Griebeler 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

Dissertações de Mestrado

Área 1 - Macroeconomia, Econometria e Finanças 

3º Lugar

Título: Simulação econômica dos impactos do enfraquecimento da União Europeia: uma análise de equilíbrio geral computável

Autor: Bruno Kops Espanhol

Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

 

2º Lugar

Título: Aplicação da “LEI” de Kaldor-Verdoorn para a agricultura Brasileira: 

Análise para o ano de 2017.

Autor: Fábio Roberto de Souza

Orientado: Daniel Arruda Coronel

Co-Orientador: Clailton Ataides de Freitas

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM




 

1º Lugar

Título: Achatamento da curva de Phillips no Brasil após a adoção do regime de metas de inflação: Evidências a partir de um modelo multirregional com parâmetros variantes no tempo.

Autor: Gustavo dos Santos Fernandes

Orientador: Marcelo Savino Portugal

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

 

 

 

Área 2: Teoria Microeconômica e Microeconomia Aplicada

:

2º Lugar

Título: Efeitos da disrupção logística global: Uma análise por meio do modelo de equilíbrio geral computável.

Nome do Autor: Rodrigo Carneiro Estima

Orientadora: Prof. Dra. Angélica Massuquetti

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

1º Lugar:

Título: O Impacto da MPV nº 950/2020 no Consumo de Energia Elétrica

Autor: Álisson Martinelli Michels

Orientador: Guilherme Stein

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS






PRÊMIO REPORTAGEM DE ECONOMIA 2023

Mídia Impressa (Jornal/Revista) / Mídia Digital (Online)

Jorn. Rafael Vigna (Zero Hora/GZH)

Reportagem: Produção agropecuária e vidas sob riscos depois das inundações.

Reportagem: “Gaúcho” que circulou há 30 anos pela economia e abriu as portas para o real hoje e disputado por colecionadores.


 

Jornalista de Economia do Ano 2023

Guilherme Kolling

O Prêmio “Jornalista de Economia do Ano” é concedido pelo Corecon-RS,com o objetivo de homenagear um jornalista, que se destacou na sua área de atuação durante o ano. A escolha é feita por uma Comissão Julgadora indicada pelo Corecon-RS.

Natural de Porto Alegre, GUILHERME KOLLING tem 44 anos e trabalha na área de Comunicação há 25 anos. É bacharel em Letras pela Ufrgs e graduado em Jornalismo pela Pucrs. Cursou Jornalismo de Dados na Universidade Complutense de Madri. É Editor-Chefe do Jornal do Comércio há seis anos, onde também ocupou o cargo de Editor de Política entre os anos de 2008 e 2012. Deixou o jornal para uma temporada de estudos em Madri, na Espanha, e, na volta ao Jornal do Comércio, em 2013, ocupou a função de Secretário de Redação, quando assumiu, em 2017, o cargo de Editor-Chefe. No JC, idealizou conteúdos especiais, como Anuário de Investimentos do RS e foi responsável pela edição do Mapa Econômico do RS, lançado neste ano. É autor do livro-reportagem Lanceiros Negros, em parceria com Geraldo Hasse. Também participou da produção e pesquisa de outros 10 livros-reportagem, todos editados pela JÁ Editores, casos de Pioneiros da Ecologia, Morro Ferrabraz e Inter, Orgulho do Brasil. Atuou como repórter, editor e redator-chefe no Jornal JÁ Porto Alegre, Agência de Notícias Ambiente JÁ e Jornal JÁ Bom Fim/Moinhos entre 2001 e 2007, veículos da JÁ Editores.

 

 

 

Economista Destaque do Ano

Paulo Guedes

 

O Economista Destaque do Ano é o economista PAULO GUEDES, Ministro da Economia do Brasil entre os anos 2019 e 2022. Sob sua liderança no Ministério, o Brasil aprovou a reforma da Previdência, a independência do Banco Central e outras medidas fundamentais para o equilíbrio macroeconômico e para o aumento da produtividade da economia brasileira. Além disso, atuou decisivamente com políticas públicas emergenciais para amenizar os efeitos econômicos negativos gerados pela pandemia da Covid 2019. O economista Paulo Guedes é PhD em Economia pela Universidade de Chicago, cofundador do Banco Pactual e fundador da BR Investimentos. Por fim, foi professor da Fundação Getúlio Vargas, da Pontifícia Universidade Católica e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. No setor de educação, também foi fundador do Ibmec.

 

 

Prêmio Economista do Ano

Daniel Arruda Coronel

O Prêmio é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.

O professor DANIEL ARRUDA CORONEL, Economista do Ano 2023, é Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública, em Gestão de Organizações Públicas e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de produtividade do CNPq, Coordenador da área de Economia e Administração da Fapergs. É Consultor “ad hoc” da Capes, do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e do CNPq, Editor Chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural, Editor Associado da Revista Práticas em Administração Pública e Editor Adjunto da Revista Ciência Rural. É Acadêmico e membro do Conselho Fiscal da Academia Santa-Mariense de Letras.

 

Confira aqui os registros fotográficos do evento,