programa nacional de prevencao l ogo

Logo ENEFlogo programa prevencao corrupcao150

Corecon/RS fala sobre a importância do economista, em reunião das ACIs, na Federasul


mesa

Vice-presidente de Integração da Federasul, Rodrigo Costa, presidente Simone Leite e Simone Magalhães

Acompanhada de conselheiros, ex-presidentes e coordenadores de Cursos, a presidente do Corecon/RS, economista Simone Magalhães, participou, na última quarta-feira, dia 26, na Federação das Associações Comerciais do RS (Federasul, de reunião com presidentes e representantes das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (ACIs). A convite da presidente da Federação, Simone Leite, a representante do Corecon/RS fez uma apresentação sobre a importância da atividade do economista no dia-a-dia dos municípios e das empresas.

apresentaoA presidente do Corecon/RS iniciou sua apresentação falando sobre a formação do economista. Afirmou que estão sendo quebrados antigos paradigmas de que o estudante fazia sua formação em Economia com o objetivo de realizar concurso público ou trabalhar em banco e que essa realidade mudou, já dentro da própria universidade, com o futuro profissional se preparando para atuação voltada às empresas, à iniciativa privada. Citou áreas bastante comuns de atuação profissional, como recursos humanos, estratégias de mercado, implementação de planos de administração financeira, planejamento, gestão, análise de mercado, logística, marketing, compras, produção, e ressaltou a preparação teórica e técnica do profissional da Economia para saber identificar oportunidades para a tomada de decisão da empresa, como o melhor momento para investir ou a melhor forma de financiamento. “A empresa precisa ter essa ferramenta, que é o conhecimento seguro do mercado, para a tomada de decisões, garantindo, assim, a saúde e o crescimento de seu negócio”, afirmou, lembrando que as faculdades de Economia trabalham “com o pensamento macro e formação consistente para que o futuro profissional possa trazer a sua habilidade e conhecimento para dentro da empresa”.

jose alfredoApós a apresentação, foram feitas intervenções por parte dos representantes de ACIs, alguns, com formação acadêmica na área. Foram os casos dos empresários e economistas Humberto Ruga e Euri Bernardes, que ressaltaram a importância da formação econômica para a tomada de decisões e a necessidade de a Federasul ampliar parcerias com instituições de consistência técnica, como o Corecon/RS, para fins de planejamento estratégico. O diretor da Federasul José Alfredo Duarte Filho, ex-presidente do Corecon/RS, elogiou a apresentação da representante dos economistas e as iniciativas que o Conselho tem feito na aproximação com as classes empresarial e política do estado. “É, realmente, muito importante que o órgão representante dos economistas gaúchos saia para a rua e converse com a sociedade, traduzindo a linguagem técnica da economia para o mundo do empresariado e para o entendimento do cotidiano”, afirmou. Ressaltou, ainda, que se trata de um importante passo também para a Federasul, “de forma que eventualmente possamos, ao longo de nosso trabalho, convidar um profissional de Economia, sensível às necessidades do cotidiano, para troca de ideias sobre a realidade que envolve o nosso estado e o nosso país”.

conselheirosAcompanharam a presidente Simone Magalhães os conselheiros Alfredo Meneghetti Neto, Aristóteles Galvão e Wladimir Alves, o ex-presidente Lauro Renck, o conselheiro federal Henri Bejzman, o presidente da Ecoserra Carlos Wanderlei Reis da Silva, a coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da Unisinos Gisele Spricigo e os economistas Rogério França, representando a coordenação do Curso de Ciências Econômicas da UCS, e Janile Soares, editora do Blog “Economista de Batom”.