O Corecon e a sociedade gaúcha

 

simone ed

 

Simone Magalhães
Economista, presidente do Corecon/RS
Corecon/RS nº 6352

 

Quais os seus planos frente ao Corecon/RS?

Nosso objetivo maior é valorização da profissão do Economista. Temos hoje, no Rio Grande do Sul 18 cursos de Ciências Econômicas, e a nossa meta é fortalecer a relação com essas universidades, estreitando esse convívio, aproximando-se  cada vez mais dos estudantes de Economia e, também, dos profissionais economistas de todo o estado. Queremos dar todos os subsídios e apoio para as associações de economistas do interior, que já têm um histórico de relações com suas cidades e com os diversos segmentos dentro das comunidades em que estão inseridos. E isso, para nós, é muito importante.  Vamos dar continuidade a um projeto especial do Corecon/RS, que é o fortalecimento da participação do Economista no mercado de trabalho, tanto da área publica quanto da área privada.

E, neste contexto, qual a importância da função do Corecon como órgão fiscalizador?

Não apenas o Corecon do Rio Grande do Sul, como os de outros estados, também têm uma função importante como órgão fiscalizador legal da atividade do Economista no mercado de trabalho. Temos uma área de fiscalização, onde verificamos e acompanhamos os profissionais de Economia, assim como empresas da área, que atuam no mercado sem o devido registro no órgão superior da categoria. Existem bacharéis em Economia que não estão registrados nos conselhos regionais, e, portanto, não podem, por força de Lei, se intitular economistas sem o devido registro. Mas a nossa função também é de esclarecer sobre a importância de o profissional estar registrado no seu órgão de representação máxima para o exercício legal e o fortalecimento de sua profissão.

Com o passar do tempo, o perfil das atividades vão se modificando. Como estão as funções privativas dos economistas?

Hoje, no Brasil, o Economista atua em 49 áreas macros de atividades. Cada uma dessas áreas divide-se em diversas outras, micros. Nós temos, por exemplo, Perícia na área econômico-financeira, que é uma atividade  especifica do Economista, avaliação de empresas, progressos de avaliação, de investimentos, entre outras, extremamente específicas, em que o Economista tem sido bastante atuante. Ainda, tanto na iniciativa privada como na iniciativa pública, o Economista tem uma função de gestor. Afinal,  para que possamos executar nossa atividade, a gestão dos trabalhos e da equipe é fundamental. O profissional da Economia, hoje, é muito demandado também para levar o esclarecimento à população sobre a realidade dos acontecimentos no dia a dia. E as pessoas têm que estar bem informadas sobre questões básicas que a envolvem na sua rotina de vida, como o seu controle financeiro, da sua família, enfim, que vão lhe proporcionar maior crescimento e qualidade de vida. E a nossa função, além de informar, é esclarecer a sociedade sobre as melhores alternativas para o enfrentamento, por exemplo, da crise que vivenciamos.

Quais os planos do Corecon/RS para o interior do estado?

Hoje, nós temos a Associação dos Economistas da Região Sul do Rio Grande do Sul, a Aeconsul, cuja sede está situada na cidade de Pelotas, além da Delegacia Regional, também naquele município. Temos a Associação dos Economistas da Serra Gaúcha, a Ecoserra, localizada na cidade de Caxias do Sul, onde também está localizada a nossa Delegacia Regional. Em Passo Fundo, temos a Asseplam, Associação dos Economistas do Planalto Médio, que, no ano passado completou 50 anos de existência. Vamos ver a possibilidade de reativar a Associação dos Economistas dos Vales do Taquari e Rio Pardo, que até poucos meses funcionava na cidade de Lajeado. Queremos, portanto, dar todos os subsídios e apoio para essas associações de economistas, que já têm um histórico de relações com suas cidades e com os diversos segmentos das comunidades em que estão inseridos. Temos, ainda, um programa de interiorização, em que visitamos as principais cidades do interior do Rio Grande do Sul, reunindo-nos com as universidades, prefeitos, juízes, empresários e com a sociedade como um todo, levando ao conhecimento das pessoas a real importância da atividade do Economista, a situação do mercado de trabalho e a importância do Corecon/RS nesse contexto. Temos, ainda, a Semana do Economista, que acontece na primeira semana de agosto e que possui um forte envolvimento das entidades representativas de nossa categoria com as universidades, oportunidade em que os economistas de todo o estado mobilizam-se em torno das melhores alternativas de atender, através de sua atividade, à sociedade como um todo.

Que propostas tem o Corecon/RS na área de qualificação e cursos?

É fato que nenhuma graduação, seja do curso de Ciências Econômicas, como dos outros cursos, prepara totalmente o profissional para o mercado, que está a cada dia mais concorrido e exigente. Nos anos anteriores, um trabalho de qualificação já vinha sendo feito, através de cursos realizados em universidades, no próprio Corecon/RS, ou de convênios com faculdades. Exemplo disso é o convênio com a Fadergs, em que nossos economistas têm desconto para participarem de qualquer curso de pós-graduação. Pretendemos intensificar o número de cursos, tanto na capital quanto no interior do estado, com o apoio das universidades na formação de turmas, e ampliar o número de convênios com instituições de ensino, interação esta que é fundamental para a melhor qualificação dos nossos profissionais. Estamos, também, estudando a criação de outras frentes de qualificação.

Reservas internacionais e impactos macroeconômicos

caroline

 

Caroline Pelisser
Economista
Corecon/RS nº 8362

 

 

Qual é a importância, para um país emergente, como o Brasil, de um estoque robusto de reservas internacionais?

O estoque de reservas internacionais de um país funciona principalmente como um mecanismo de autoproteção contra crises financeiras. Com um alto estoque de reservas internacionais, os países formam um “seguro anti-crise”, garantindo a liquidez na economia em momentos de colapso, podendo evitar a desvalorização excessiva de sua moeda e ter maior margem de manobra para a continuidade de políticas macroeconômicas. Um alto estoque de reservas internacionais também funciona como um indicativo favorável externo, melhorando a confiança dos investidores ao sinalizar que o país está preparado para enfrentar turbulências financeiras. Por exemplo, entre abril e maio de 2008, o estoque de reservas internacionais foi um dos fatores determinantes, porém não único, para o Brasil receber das agências de risco independentes S&P (Standard & Poors) e Fitch, o chamado investment grade, um título atribuído a países que possuem a recomendação de investimento devido à solidez de suas economias. Com essa classificação, o país deixou de ter sua nota de crédito soberana considerada como grau especulativo e passou integrar um grupo de países avaliados como seguros para investimentos externos.

Como ocorreu a evolução do processo de acumulação de reservas internacionais no Brasil? Qual é o patamar atual?

O Brasil vem apresentando uma tendência de acumulação intensiva de reservas cambiais tal como os demais países emergentes. No final dos anos 1980, o País experimentou um processo gradual de intensificação da abertura econômica, percebendo, com maior nitidez, os impactos da dinâmica do sistema financeiro internacional, determinando a composição dos fluxos de capitais destinados à economia nacional. A partir de 2003, a combinação entre melhoria na renda dos países desenvolvidos e aumento no preço das commodities gerou ampliação da liquidez internacional e o acúmulo intensivo de reservas nas economias emergentes. Aproveitando-se do cenário externo favorável, o Brasil, especialmente em 2004, registrou uma melhora significativa nas contas externas, pagando seus compromissos com o FMI e registrando um avanço gradual nos indicadores de vulnerabilidade e no perfil de financiamento externo, observando uma onda de aumento dos influxos de capitais. Tal cenário favoreceu ainda mais o aumento das reservas internacionais, assim como a redução da dívida de curto prazo. Para se ter ideia, as reservas cambiais brasileiras saltaram de 2,1% do PIB em 1990 para 7,9% do PIB em 2007. Atualmente, encontram-se no patamar de US$ 369 bilhões, levando-se em conta o conceito liquidez, com base em novembro/2015, ou 20% do Produto Interno Bruto, acumulado nos últimos 12 meses, com base em novembro/2015.


A manutenção dessas reservas tem custos para o País?

Para inferir sobre o custo das reservas internacionais deve-se considerar uma análise acerca da sua aquisição e financiamento. Uma das maneiras básicas de financiamento das reservas, comumente utilizada pelas autoridades monetárias é a compra direta de moeda estrangeira através da venda de moeda nacional. Essa escolha de financiamento, pode incorrer em efeito duplamente custoso para o país. Caso não sejam realizadas operações de esterilização, a base monetária será aumentada, causando problemas inflacionários e alterações no câmbio. Entretanto, se a esterilização for feita, a base monetária não sofrerá alteração, mas esta operação também incorrerá em custos. A esterilização cambial, de forma sintética, funciona da seguinte maneira: o Banco Central (BC) compra moeda estrangeira efetuando o pagamento em moeda nacional, o que, por consequência, aumenta a base monetária. Para enxugar essa base monetária, o BC conduz operações no mercado aberto, geralmente por meio da venda de títulos públicos, o que ocasiona aumento da dívida pública e, possivelmente, a sua proporção em relação ao PIB, que está diretamente associada ao risco dos títulos do governo, acarretando em entraves ao endividamento público, bem como influenciando as taxas de juros para a aquisição desses títulos. É importante perceber, que o aumento da dívida pública será tanto maior quanto maior for o diferencial entre a taxa de juros interna e externa. Isso ocorre porque o BC investe suas reservas internacionais especialmente em títulos do governo americano, recebendo em troca juros muito baixos. Dessa forma, o custo fiscal da manutenção de reservas cambiais pode ser interpretado basicamente como a diferença entre o retorno das aplicações em reservas em instituições financeiras internacionais, que geralmente são muito baixos, e os altos juros pagos pela dívida pública interna. Além disso, pode-se pensar também em um custo de oportunidade, dado que quando a autoridade monetária decide acumular ativos em moeda estrangeira significa que ela decidiu, ao mesmo tempo, não acumular ativos em moeda nacional.

Existe um debate sobre o nível ótimo de reservas. Em que consiste este debate e por que ele é importante?

Quando se fala em acumulação de reservas internacionais, normalmente, a associação feita quase de forma instantânea relaciona-se a aspectos puramente benéficos, de autoproteção contra crises financeiras e garantia de liquidez. Contudo, essa análise superficial negligencia um aspecto macroeconômico importante: o custo das reservas internacionais. Esses custos são altos demais para serem negligenciados. Nesse contexto, o debate acerca de um nível ótimo consiste em ponderar o acúmulo de reservas internacionais avaliando o seu custo-benefício. Uma análise sob essa perspectiva é, no mínimo, necessária, principalmente em um país como o nosso, onde há acumulação intensiva de reservas internacionais sem uma regra ou uma racionalidade explícita. A avaliação da estratégia de acumulação de reservas internacionais, ponderando os custos envolvidos e também seus impactos macroeconômicos pode contribuir para uma maior eficiência dos gastos públicos, dado que aproxima o impacto da retenção desses ativos no orçamento fiscal. Além disso, é importante notar que a acumulação de reservas internacionais acima do nível adequado, além de representar desperdícios, pode, também afetar negativamente o desempenho macroeconômico. Em suma, uma análise acerca do nível ótimo de reservas pode sinalizar a necessidade de uma reavaliação da estratégia de acumulação intensiva e um gerenciamento mais eficiente no que se refere a essa política.

Novas medidas na agricultura argentina e impactos no RS e BR

cecilia

 

 

Cecília Rutkoski Hoff
Economista, Pesquisadora FEE, Professora PUCRS
Corecon/RS nº 7659

 


Quais os impactos, nas economias gaúcha e brasileira, das recentes medidas anunciadas pelo presidente argentino Mauricio Macri, que põem fim à cobrança de impostos de exportações agrícolas daquele País?
Podemos esperar um aumento da concorrência com os produtos agrícolas argentinos no mercado externo, mas, principalmente, no mercado interno brasileiro, que é grande e representa um destino importante para as exportações do país vizinho. A economia gaúcha tende a ser proporcionalmente mais afetada, seja porque a estrutura produtiva do estado, no que diz respeito à importância das cadeias produtivas de grãos e carnes para a geração de renda local, é bastante similar à da Argentina, seja porque o Rio Grande do Sul é mais aberto às transações comerciais com o país, em parte devido à proximidade geográfica.

Que produtos serão mais atingidos?
O aumento da concorrência tende a ser mais intenso para os produtos como o trigo, milho e carnes. No caso da soja o impacto possivelmente será menor, pois não houve a eliminação do imposto de exportação, que foi reduzido de 35% para 30%, ao mesmo tempo em que o crescimento da demanda externa do grão tem se sustentado em nível elevado, o que pode ser explicado pela dinâmica das importações chinesas. Como a Argentina é um produtor de soja importante no contexto mundial, também é possível que a redução do imposto resulte em algum efeito de curto prazo nas cotações, haja vista o contexto geral de volatilidade e queda dos preços internacionais das commodities.

Essas medidas, somadas à desvalorização da moeda nacional ocorrida na última semana, deixam a produção argentina mais competitiva no mercado internacional?
Possivelmente, sim. Mas há que se ressaltar que o ganho de competitividade só se sustentará se a Argentina conseguir evitar que a desvalorização cambial e a menor oferta de alimentos em seu mercado interno impliquem em maior inflação. Ou seja, a desvalorização da taxa de câmbio nominal poderá não resultar em desvalorização real e, portanto, em ganhos de competitividade, se os preços internos também aumentarem. As declarações e as medidas adotadas nas primeiras semanas de governo indicam que o presidente Macri parece disposto a levar adiante eventuais políticas de ajuste para evitar que as mudanças nos preços relativos afetem a inflação e, por consequência, o ganho de competitividade recém conquistado.

Como fica o cenário exportador gaúcho e brasileiro?
No curto prazo o cenário para as nossas exportações pode piorar, pois, além do aumento da concorrência no mercado externo, a desvalorização do peso e as eventuais medidas de ajuste poderão resultar em menor crescimento da demanda argentina por produtos brasileiros. No médio prazo, se o país conseguir estabilizar o seu acesso ao financiamento estrangeiro, constituindo divisas suficientes para normalizar os fluxos de importações, as exportações brasileiras, sobretudo as de manufaturados, tendem a ser favorecidas. Com respeito à indústria gaúcha, as exportações de produtos químicos, veículos e autopeças, máquinas e equipamentos e calçados podem vir a se beneficiar.

A Perícia Econômico-Financeira

 

Aristóteles da Rosa Galvão
Economista, Perito Econômico-Financeiro
Corecon/RS nº 2759

 


Sobre o que trata a Perícia Econômica?
No campo da perícia econômica, que examina os fatos e situações econômico-financeiras, podemos citar a análise da evolução de dívidas, empréstimos de curto e longo prazo, avaliação de empresas, lucros cessantes, danos emergentes e cálculos de liquidação de sentença trabalhista. Essas demandas, bem como tudo que havia em relação a cálculos, eram tratadas antigamente como Pericias Contábeis. Hoje, com a evolução das relações econômico-financeiras, a legislação atualizou e definiu a Perícia no Novo Código de Processo Civil (CPC) e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como Perícia Técnica.

Dentro das Ciências Econômicas, que tipo de formação é necessária para a habilitação do profissional na área da Perícia Econômica?
Neste contexto, o Economista Perito deverá ter uma formação que permita analisar e identificar as principais correntes do pensamento para que tenha compreensão das mudanças e transformações que aconteça na sociedade. Deve ter conhecimento de microconomia e macroeconomia, estatística, econometria, economia monetária, matemática financeira, finanças corporativas, bem como matérias relacionadas ao direito, ou seja, os conhecimentos adquiridos no âmbito acadêmico deverão ser utilizados para a elaboração do Laudo ou Parecer. A formação do economista é o diferencial em sua atuação no Judiciário, pois, através de seu conhecimento, pode interpretar e projetar as demandas com um viés econômico-financeiro, possibilitando à Justiça informações claras a respeito do impacto econômico-financeiro das diferentes demandas.

Qual a função e o campo de atuação do Perito Econômico-Financeiro?
O Economista Perito pode atuar como Perito do Juízo ou Assistente Técnico de uma das partes e tem como função elaborar um trabalho técnico-científico da demanda para analisar as prováveis causas que deram origem às questões econômico-financeiras. A área de atuação do Economista Perito pode ser na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal, na Justiça Cível, bem como nas Câmaras de Arbitragem, Mediação e Conciliação.

De que forma o Economista pode buscar qualificação nesta área?
Os economistas podem buscar qualificação através de Curso Introdutório disponibilizado pelo Conselho Regional de Economia ou pelas Associações. No primeiro momento, também é possível realizar cursos de Especialização disponibilizados pelas Faculdades do Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, ainda não temos Mestrado para Economistas nesta área. É importante destacar que a troca de informações é de suma importância nesta atividade. Pensando nisso, criamos dois grupos de economistas no Estado do Rio grande do Sul, o Economistasrs e Economistasregiãosul, cujos registros podem ser feitos através dos links http://br.groups.yahoo.com/group/economistasrs/ e http://br.groups.yahoo.com/group/economistasregiaão. Nesses grupos ocorrem trocas de mensagens relacionadas a dúvidas técnicas, com discussões e esclarecimentos de problemas; ou seja, uma forma ágil no enfrentamento de eventuais dificuldades técnicas. Da mesma forma, temos, no Corecon/RS, uma Comissão de Trabalho que une os profissionais atuantes na área, que é a CAAPPE, que tem como atividade principal reunir mensalmente os Economistas Peritos para a discussão de um tema técnico de relevância.

Como está o mercado de trabalho para o Economista Perito?
No momento atual, em um quadro de recessão econômica, verifica-se muitos conflitos do capital e trabalho, gerando demandas que acabam sendo solucionadas no Judiciário, tanto na esfera federal como estadual, tratando sobre assuntos de natureza cível, trabalhistas e criminal. Pode-se citar como exemplo a inadimplência com o cheque especial e empréstimos de curto prazo, entre outros. Em vista disso, temos um mercado em crescimento. É importante salientar que o andamento dos processos é lento e que o recebimento dos honorários pode demorar vários anos. O Economista está sendo reconhecido neste mercado, que era dominado por profissionais de outras áreas. Com o advento do Novo CPC, ao caracterizar como Perícia Técnica a prova pericial, não há mais uma limitação implícita ao exercício da nomeação do Economista como expert.

Página 69 de 74